Você conhece o glossário dos investimentos?

B3, carteira de investimentos, rentabilidade, CDI estão entre os termos especialistas

Eduarda Neves

Postado em 09/05/2022

Entender o glossário dos investimentos é importante para quem deseja se tornar um investidor e um assunto essencial na educação financeira. O relatório Raio X do Investidor brasileiro, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro (ANBIMA), em parceria com o Datafolha, no ano de 2020, apontou que 40% da população com 42 anos estava investindo e houve uma procurar maior pelos meios digitais.

O primeiro passo para quem quer investir é conhecer os termos do mercado financeiro. Para o influenciador e fundador da conta do Instagram LXD educação | investimentos @ldxeducaçao, Douglas Moraes, há duas maneiras de explicar o conteúdo para o público: a forma complexa, usando as palavras em inglês e termos mais avançados e da forma simples tentando aproximar as palavras e termos da língua portuguesa.

Para Gustavo Cerbasi, consultor financeiro e influenciador, as pessoas  evitam os  investimentos que são mais riscados por conta da falta de conhecimento no assunto. “Hoje nós temos cerca de 1 trilhão de reais investidos em caderneta de poupança, que é um produto de investimento muito inferior a diversos produtos de investimento de risco similar.” Ou seja, essa aplicação teria um resultado melhor, se as pessoas tivessem um conhecimento no mercado dos investimentos. 

Para quem deseja investir, estudar o mercado dos investimentos é essencial/ Foto: Banco de Imagens

Glossário dos investimentos

Ação

São títulos negociados na Bolsa de Valores que representam uma fração do valor das empresas que ficam disponíveis para a compra. 

Bolsa de valores

Onde são negociados  de forma segura as ações de empresas, títulos de renda fixa, commodities entre  outros .

B3

Bolsa de valores do Brasil

CDI

Sigla para Certificado de Depósito Interbancário. Títulos emitidos e negociados apenas entre bancos. A média da taxa cobrada entre os bancos (taxa DI) funciona como referência para alguns investimentos de renda fixa e fundos de investimento.

Carteira de investimentos

Ações, cotas de fundos e títulos de renda fixa do investidor. É recomendado   que a carteira seja balanceada permitindo diminuir os riscos e aumentar o potencial de ganho.

Liquidez

Facilidade de resgatar ou vender um ativo.

Rentabilidade

É a taxa que determinar o valor da aplicação sobre o valor investido.

Tipos de investimentos:

Renda fixa 

O investidor saber o valor da rentabilidade previamente é um investimento de baixo risco.

Renda variável

O investidor não consegue determinar o valor final da rentabilidade e apresenta mais risco.  

Para conhecer mais termos, acesse:

https://artigos.toroinvestimentos.com.br/economes-termos-do-mercado-financeiro

https://www.anbima.com.br/pt_br/especial/raio-x-do-investidor-2021.htm