Brasil pode sofrer “apagão” de professores

Segundo pesquisas, diminui o interesse dos jovens por cursos de licenciatura.

Gabriel Salles

Postado em 25/03/2025

Pesquisa do Instituto Semesp aponta que o Brasil pode sofrer um apagão de professores em 2040. O motivo se dá pela falta de interesse dos jovens por cursos de licenciatura. Entre os motivos citados desse desinteresse dos jovens está a baixa remuneração e condições precárias de trabalho.

A pesquisa aponta também o envelhecimento do corpo docente como uma das causas dessa possível crise na educação. O número de profissionais com mais de 50 anos aumentou em 109% segundo a pesquisa.

De acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o DF conta com 37.676 professores ao todo, sendo 24.276 efetivos e 13.400 contratos temporários.

Professor Rodrigo Teixeira. Foto: Gabriel Salles

Rodrigo Teixeira professor e filiado do Sindicato dos Professores no Distrito federal (Sinpro-DF), fala sobre a falta de reconhecimento dos profissionais de magistério: “A gente não tem no Brasil reconhecimento da carreira magistério, da importância da educação para sociedade, para formação de um país e isso se reflete nos nossos salários, na valorização salarial”. Ele também aponta o sucateamento de escolas públicas como uma dificuldade a ser enfrentada pelos professores. 

O professor ainda relata as condições enfrentadas pelos profissionais durante a pandemia. “Nós tivemos, na pandemia, as aulas remotas. O que acontece com as aulas remotas? O GDF não deu estrutura nenhuma para os professores. O professor teve que comprar ou trocar celular, quem não tinha o celular adequado, comprar suporte, comprar iluminação para gravar as suas aulas. O professor teve que fazer um curso para se aperfeiçoar por conta própria. Então tudo isso ficou a cargo do próprio servidor.”

“Além dele ter um baixo salário, ele ainda usa grande parte do salário para trabalhar. Ele paga para trabalhar, na verdade”, completa Rodrigo sobre os salários dos professores da rede pública.

Com assembleia geral marcada, os professores vão à luta pela reestruturação de carreira. A assembleia discutirá a campanha salarial 19,8%. O Sindicato dos Professores no Distrito Federal vem promovendo assembleias regionais desde o dia 25 de fevereiro.

Assembleia regional do Sinpro-DF, realizada no centro de ensino médio Urso Branco. Foto: Gabriel Salles

Programa de bolsas para estudantes e professores 

O Pé de Meia Licenciaturas é um programa de bolsas para incentivar os jovens a ingressarem em cursos de licenciaturas, e oferece uma bolsa de R$ 1.500 para alunos que ingressarem pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU)

No último Enem, 19 mil alunos acima de 650 pontos escolheram fazer licenciatura. Apenas 5 mil se matricularam. E desses, os dados mostram que, ao longo dos anos, metade desiste, segundo o ministério da Educação.


A bolsa Mais Professores do governo federal tem como objetivo reduzir a falta de professores em áreas carentes, muito similar ao programa Mais Médicos, com pagamento de bolsa mensal de até R$2.100 por até dois anos.