Cinco motivos para aprender um novo idioma

O inglês é o idioma mais usado na internet, segundo IBGE

Brunna Cardoso

Postado em 04/12/2021

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o inglês é o idioma mais usado na Internet, ele está presente em 72% da rede, saindo disparado na frente do alemão, com 7%. Em seguida, japonês, francês e espanhol representam, cada um, 3%. E o idioma português está em 2% da rede, assim como o chinês e o italiano. 

Aprender outro idioma é muito importante, pois o mundo é globalizado e pode-se  ter contato com pessoas de qualquer país, mas para facilitar a comunicação é preciso saber falar outra língua além daquele que se  aprende, quando nasceu em um determinado país.

De acordo com o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (Cesjf) alguns motivos para saber outro idioma são: 

  • Uma segunda língua é um diferencial na vida acadêmica, pois você pode ler diversos livros, artigos e teses acadêmicas, assim abrindo espaço para muitas oportunidades, além de poder fazer intercâmbio e cursos no exterior;
  • Melhora o funcionamento do cérebro, ao contrário que as pessoas pensam que um segundo idioma não é só para viajar o mundo e não passar por problemas de comunicação, mas também deixa o cérebro mais esperto para resolver problemas. I​sso ocorre porque quando se tem o domínio de mais de um idioma, a função executiva do órgão melhora muito. Como resultado, o cérebro é capaz de direcionar os processos de atenção, fazendo com que ele trabalhe melhor e com mais foco;
  • Crescimento cultural: muito mais que aprender uma nova língua, você irá conhecer novas culturas, tradições e história de um país diferente;
  • Diferencial no mercado de trabalho, ao falar outra língua, você vai se destacar na carreira profissional. As empresas querem pessoas que possam ler, conversar e escrever em outra língua, principalmente aquelas empresas que fazem negócios ou possuem sedes em outros países. Mas não  só as grandes empresas fazem questão que o empregado fale outra língua, saber o básico de inglês, por exemplo, é pré-requisito cada vez mais comum na contratação de funcionários;
  • Saber se comunicar em uma viagem a lazer. Quando você fala algum idioma é mais fácil conversar com as pessoas e não passa por situações ruins, como não conseguir pedir uma comida ou não conseguir uma informação e consegue explorar lugares além do território nacional.
Aplicativo de tradução de idiomas Foto_ Banco de Imagens Pixabay
Aplicativo de tradução de idiomas | Foto_ Banco de Imagens Pixabay

De acordo com o Cesfj, além do inglês, outras línguas estrangeiras devem entrar na sua lista para aprender:

Espanhol: estamos na América do Sul e todos os nossos vizinhos falam espanhol. Dominar a língua é muito mais que estratégia, é estar em sintonia com a nossa realidade regional, pensando em oportunidades de negócios e trabalho.

Alemão: além de parceiro econômico do Brasil, a Alemanha oferece muitas oportunidades de trabalho, inclusive para brasileiros. Para completar, o país é referência em tecnologia e a maior potência do velho continente.

Mandarim: o mandarim é a língua oficial da China, o principal parceiro econômico do Brasil. Mas muito mais do que isso, o gigante asiático é a segunda maior economia do mundo, está em constante crescimento e não parece que vai desacelerar tão cedo. Sem contar que ainda há poucos brasileiros falando mandarim. Então se quer apostar no futuro, aposte na China.