Maior quantidade de concursos públicos chama atenção e estudantes já se preparam

Concurseiros de primeira viagem se preparam para prestar o concurso e adaptam sua rotina

Renato Teles

Postado em 23/04/2024

Foto tirada por pixabay – montanha de livros

Com o anúncio de que vem muitos concursos públicos esse ano, algumas pessoas já começaram os estudos e se preparam desde o ano passado ou em alguns casos, tinha escolhido essa vida de tentar passar em algum concurso público.

Um exemplo disso é o Concurso Nacional Unificado (CNU). Apelidado de “Enem dos concursos”, ele conta 2,1 milhões de inscrições confirmadas em todo o país, sendo 220.422 inscrições apenas em Brasília, se tornando assim a maior cidade do Brasil com pessoas inscritas.

Algumas pessoas já são mais experientes quando se trata de prestar concurso público e com essa alta oferta de certames é normal aparecerem os concurseiros de primeira viagem que são, pessoas que não possuem experiência nesse tipo de situação. Talvez tenham feito apenas o Enem, mas não uma prova onde exige uma preparação maior e uma rotina de estudos mais organizada.

Rotina de estudos

Foto tirada por pixabey – professor explicando o conteúdo e aluno sem prestar atenção

Para poder ter um êxito maior alguns professores dão dicas em suas aulas online e gravadas no Youtube. Ler o edital recente e os anteriores, também refazer as provas passadas e, se possível, conversar com uma pessoa que já tenha sido aprovada no mesmo concurso que almeja. A organização da rotina de estudos é muito importante. Manter o foco e ter o ambiente de estudo organizado ajuda na memorização e no aprendizado da matéria.

Pedro Henrique Resende, 22 anos e estudante, conta como funciona sua rotina de estudos e como ele planeja se preparar quando for chegando perto da prova. “Estudar para o Enem e agora para esse tipo de certame é diferente. Tento não me prender na mesma forma de estudar pois serão provas bem diferentes, então estou procurado saber como funciona a banca, fazer uns simulados de provas anteriores e separar os estudos de uma forma que não fique muito cansativo”.

Ele ainda complementou dizendo que pretende dar uma diminuída no ritmo de estudo quando a hora da prova for chegando, descansar um pouco a mente e curtir uns momentos de lazer para ele funciona melhor e faz com que não fique muito nervoso.

Foto tirada por Element Digital – biblioteca, lugar calmo e tranquilo para estudar

Matheus Silva, 20 anos e estudante, é mais um que vai se aventurar nessa vida. Ele já age diferente de Pedro em relação a sua rotina e tempo de estudo. “Quanto mais eu estudar melhor. Agora que está chegando mais perto da prova, vou aumentar as horas de estudo durante o dia e tirar os finais de semana para descansar”. Ainda complementou dizendo que prefere estudar bem o conteúdo e no final faz simulados relacionado aquela matéria e depois fazer uma prova antiga.