Filme que mistura romance e tênis estreia em plataforma de streaming

Buscas no Google por aulas aumentaram em 245% após lançamento de Rivais nos cinemas

Clara Montenegro

Postado em 27/06/2024

O filme “Rivais” está disponível para aluguel na plataforma Prime Video, o que animou os espectadores. Parte do público, além de se apaixonar pelo filme, passou a se interessar pelo esporte. De acordo com uma análise da consultoria americana Venture Smarter, as buscas no Google por “adult tennis lessons”, aulas de tênis para adultos em inglês, aumentaram em 245% em todo o mundo desde o lançamento do filme, em abril. 

O filme, que apresenta algumas partidas de tênis por diferentes perspectivas, num acertado jogo de câmeras, despertou o interesse de quem nunca tinha assistido a um jogo. Para Ana Vitória Lemos, técnica de enfermagem que assistiu ao filme na semana de estreia, foi um momento único. “ Mudou a minha perspectiva do que é jogar tênis; antes eu via o esporte como chato e monótono. Eu até fiz uma aula experimental para saber como era essa prática e gostei bastante”, comenta Ana.

A trama da película conta a história de um triângulo amoroso entre Tashi Duncan, Art Donaldson e Patrick Zweig, interpretado por Zendaya, Mike Faist e Josh O’Connor respectivamente. Dois amigos que conhecem a promissora tenista e se encantam pela sua beleza e garra no esporte. Entre emoções, brigas e jogos de tênis, o filme envolve a audiência com uma trilha sonora vibrante e cenas impressionantes, que só o olhar sensível de Luca Guadagnino, diretor de “Me chame pelo seu nome” e “Até os Ossos”, pode dirigir.

O filme até agora chegou a 100 milhões de dólares com a bilheteria e ótimas avaliações. Estreou com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, um dos mais famosos  sistemas de avaliação que consolida as análises de centenas de críticos de cinema de diferentes veículos e plataformas. Na rede social de fãs de cinema, a Letterboxd, mais de 1 milhão de resenhas foram feitas do filme, e ele está com a pontuação média de 4 estrelas. 

O tênis

Quando começou na Antiguidade, com os egípcios e persas, o tênis era jogado com as mãos. A famosa raquete passou a ser usada só no século XVI, e teve bastante alterações até chegar ao formato atual. 

O jogo é iniciado com o saque de um dos jogadores. Devolvida a bola, ele continua até que um dos tenistas lance a bola na rede ou para fora da quadra. Marca-se o ponto aquele que conseguir fazer a bola tocar no solo de qualquer parte da quadra adversária.

Para os jogos entre dois oponentes a quadra tem 23,79 m de comprimento por 8,23 de largura. Já para os jogos que envolvem quatro pessoas a largura é de 10,97 m. A raquete utilizada nos jogos possui uma rede de fios de náilon com, no máximo, 81,2 cm de comprimento.

O tênis possui uma pontuação que o subdivide em games/jogos e sets/partidas. Um game é um conjunto de pontos, e um set, conjunto de games.

A prática do esporte melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, bem como a coordenação motora e reflexos. Por ser uma prática unilateral, você usa apenas um braço, acaba exercitando bem mais o corpo. 

Para quem está começando, recomenda-se a iniciação das aulas básicas focadas nos primeiros fundamentos do tênis, incluindo técnicas de golpe, movimentação na quadra, regras e estratégias básicas. Robson Rocha iniciou sua carreira no tênis como “boleiro”, com apenas oito anos. Ele era pago para pegar bolas para os professores e foi assim que nasceu sua paixão. Ao observar os jogos, treinar e fazer cursos de capacitação, começou a dar aulas. Atualmente trabalha na Raw Tennis no Clube do Exercíto como professor, principalmente de crianças. “Me especializei na base da iniciação, que é o Kids. Eu gosto muito de trabalhar com eles, até porque vi o mercado crescer muito.”

A escola possui 150 alunos da modalidade Kids. No dia 15 de junho, aconteceu um torneio interno, com esses alunos, para motivá-los e praticar a socialização. De acordo com os organizadores, é o momento em que eles ficam cheios de energia para competir com os amigos.

A Federação Internacional de Tênis (ITF) é responsável por organizar o esporte no mundo. No Brasil, o tênis é controlado pela Confederação Brasileira de Tênis.