Jardim Botânico de Brasília comemora 40 anos e convida público a aprender sobre o Cerrado
Em clima de festa, o Jardim Botânico de Brasília oferece entrada gratuita e uma programação diversificada durante o mês de março
Postado em 19/03/2025
O Jardim Botânico de Brasília (JBB), espaço dedicado à educação ambiental e à conservação do Cerrado, celebra em março seu aniversário de 40 anos. Com o tema: “40 anos florescendo a vida”, para chamar o público a participar dessa comemoração, durante todo o mês o JBB estará com a entrada gratuita e uma programação especial. Entretanto, algumas dessas atrações possuem poucas vagas e precisam de uma inscrição prévia, que pode ser realizada no site do JBB, onde também se encontra toda a programação do evento.
Mais do que um espaço de lazer, o JBB é um centro de aprendizado, onde os visitantes podem conhecer a riqueza da fauna e flora do bioma. “A conexão com a natureza é instantânea. Você, com certeza, sai daqui com outra visão sobre a preservação do meio ambiente”, diz Ana Luísa Brandi, visitante do Jardim Botânico.
Tecnologia e educação
A tecnologia está interligada às pesquisas realizadas pelo Jardim Botânico, como o laboratório de reprodução in vitro, que é o único do Governo do Distrito Federal que realiza essa atividade. “Realizamos todo um processo de desenvolvimento e crescimento em ambiente controlado, com climatização, iluminação e temperatura controladas”, explica Daniel de Oliveira da Mata, gerente do laboratório, para o portal Agência Brasil. O laboratório trabalha principalmente com orquídeas, que quando florescem são transferidas para exposição no Orquidário.

Além de iniciativas laboratoriais, o JBB também promove atividades de educação, que alavancam a sustentabilidade. Por exemplo, o Observatório JBB, um espaço virtual onde os visitantes são incentivados a postar fotos na plataforma iNaturalist das espécies encontradas no Jardim Botânico. Se o usuário não souber identificar a espécie observada, a comunidade da plataforma ajuda na sua identificação, promovendo a troca de conhecimento. Esse tipo de interação não só enriquece a experiência dos visitantes, como também contribui para a criação de um banco de dados público sobre a biodiversidade local.
O Jardim Botânico também recebe visitas pedagógicas de escolas do DF e entorno que podem ser agendadas diretamente pelo site oficial do JBB. Sobre o assunto, Estevão de Souza, Diretor de Biodiversidade do JBB, diz: “Nossa equipe de educação ambiental faz atendimentos quase que diariamente. Além de escolas do DF, nós já recebemos pessoas do Brasil inteiro e até de outros países. Ano passado nós atendemos mais de 25 mil pessoas”. Essas visitas são importantes para desenvolver desde cedo em crianças e adolescentes noções de sustentabilidade.
Dificuldades Urbanas
O JBB possui muitos recursos hídricos , são 25 nascentes mapeadas e 4 estações de tratamento da Caesb que levam água à população do Lago Sul e do Jardim Botânico. Entretanto, seu espaço de 5000 hectares está localizado em uma área de urbanização, o que causa preocupação. “Esse crescimento urbano em volta da nossa área é responsável por secar essas nascentes, desequilibra o nível de água e afeta a biodiversidade como um todo”, diz Estevão de Souza.
Essas nascentes não só abastecem a população local, como também participam da manutenção do Cerrado de vários jeitos: garantindo a sobrevivência de espécies do bioma, regulando o clima e sustentando os cursos de água que abastecem outras regiões do DF. Preservar essas nascentes é essencial para evitar a degradação dos recursos hídricos. Por isso, em 2019, o JBB, em parceria com a Caesb, reforçaram seus esforços de proteção dessas nascentes