Os efeitos da quarentena para os pets e seus donos

O contato com animais vai muito além da companhia que proporcionam. Um pequeno tempo diário dedicado a eles funciona como uma terapia ao ser humano

Marcela Cunha

Postado em 29/11/2021

A companhia não apenas dos cães, como de todos os tipos de pets, faz bem aos seres humanos. Um pequeno tempo diário dedicado a eles pode funcionar como uma terapia. Quem tem animal de estimação sabe a sensação de chegar em casa depois de um dia de trabalho cansativo e ser recebido com festa. Isso deixa qualquer um mais feliz. Segundo pesquisa realizada pelo Hospital americano Banfield com tutores credenciados, 65% dos entrevistados acreditam que passaram a demonstrar mais afeto pelos animais com a quarentena. Já 45% sentiram que sua felicidade aumentou por estarem mais próximos deles e 39% acharam que estar com os pets nessa fase ajudou a controlar a própria ansiedade.

Em um momento de isolamento social, como a pandemia do Covid-19, a convivência com um bichinho pode significar, inclusive, redução no nível de estresse e melhor desempenho no aprendizado. A engenheira Thais Carvalho, 27 anos, relata que o seu bichinho de estimação foi essencial para a sua saúde mental neste período. “Eu tenho ansiedade muito forte, então o período de quarentena foi complicado pra mim. O que me ajudou bastante foi a presença da minha cachorrinha, quando começava a me sentir mal eu sentava com ela e já começava a me sentir um pouco melhor”, relata.

Thais observou uma melhora na sua ansiedade após passar mais tempo com seu animalzinho. Foto: Arquivo Pessoal

Em um momento muito difícil para a família, a psicóloga Simone Araújo, 48 anos, decidiu adotar um pet. “Eu já tinha visto diversas pesquisas falando como o contato com animais ajudava as pessoas em momentos difíceis, mas nunca tinha vivenciado essa maravilha”. A psicóloga relata que a presença e o contato com o animalzinho fez com que a família se recuperasse da perda de um ente familiar um pouco mais rápido, “a dor ainda está lá, mas a Julieta, nossa cachorrinha, nos ajudou a entender e trabalhar os nossos sentimentos, é impressionante o poder que o animalzinho tem”, diz Simone.

Dados demonstram como é importante a companhia dos pets para a saúde mental dos tutores. E reforçam o quanto nossa companhia e atenção são valiosas para nossos parceiros de quatro patas.

“O isolamento foi bastante benéfico para os animaizinhos, eles adoram a companhia do dono, coisa que não conseguiam muito antes com a rotina corrida. Pude observar nos pets que cuido, que eles estão mais felizes e saudáveis”, afirma a médica veterinária, Camilla Silva, 31 anos.

Além de dar carinho, divertir e fazer companhia, os bichos de estimação podem desempenhar um papel ainda mais nobre, ajudando nas perdas pessoais, por exemplo. Foto: Marcela Cunha

Crianças com pets se sentiram menos sozinhas

Em pesquisa realizada pela Mars Petcare no Brasil, com docentes e responsáveis por crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, 77% dos entrevistados relataram que os filhos ficam mais motivados quando seus animais de estimação estão por perto durante o dia e 76% acreditam que o pet também foi beneficiado: ficou mais calmo agora que passa mais tempo com as crianças.

Outro ponto importante, constatado por pais e professores, foi a afirmação de que ter um animal de estimação em casa certamente ajuda as crianças a se sentirem menos solitárias. 73% dos pais inclusive declararam que a presença do pet é boa para a saúde mental de seus filhos.

Dados da pesquisa Mars Petcare no Brasil | Fonte: Mars Petcare – Estúdio ABC/Divulgação