Prática de Pilates é indicada à terceira idade

Exercícios trabalham força, equilíbrio e flexibilidade

Filipe Briner

Postado em 27/03/2024

Vitor Felipe acompanha Cacilda Leão na prática do pilates. Foto: Fillipe Briner

A busca por uma vida melhor e mais ativa independe da idade. Quando se fala em envelhecimento, é normal pensar em dores, doenças relacionadas aos ossos, ao coração, entre outras. Além disso, é muito comum também que os idosos comecem a ter a mobilidade comprometida, pois a massa muscular diminui, problemas de equilíbrio e rigidez articular aparecem. Nesse ponto, entra o pilates.

O fisioterapeuta, quiropraxista e instrutor de pilates Vitor Felipe Duarte ressalta a importância e as vantagens que a atividade proporciona. “Os benefícios que ele traz são inúmeros, tanto fisicamente, quanto mentalmente. Isso porque a prática promove a melhora na coordenação motora, na autoestima, reduz o estresse, previne riscos de queda, protege contra lesões, aumenta a disposição e dá independência aos idosos”.

Um dos exercícios feitos durante a aula. Foto: Fillipe Briner

Segundo o Censo demográfico de 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais no país chegou a 10,9%, com alta de 57,4% perante 2010. A atividade tem sido uma alternativa muito utilizada pelos idosos na busca por cuidar do corpo. A sua prática é uma grande aliada do fortalecimento de músculos e articulações, na recuperação e prevenção de dores e na reparação da postura, que é ponto bastante recorrente em pessoas de diversas idades. Conforme a publicação da última edição do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos (ELSI-Brasil), financiado pelo Ministério da Saúde, 36,9% dos brasileiros com mais de 50 anos sofrem com dores crônicas.

Cacilda Leão Ferreira, de 76 anos, diz quea experiência com o pilates mudou a sua vida. “Eu já fazia pilates antes e parei, logo após isso, eu senti que faltava alguma coisa. Não trabalhava alongamento e minha coluna não estava bem. Resolvi voltar, e hoje posso afirmar que a atividade me ajuda muito na mobilidade, na respiração e, principalmente, na disposição para realizar minhas tarefas do cotidiano”. 

Cacilda Leão executa um exercício da aula. Foto: Fillipe Briner 

De acordo com Vitor, o pilates possui seis pilares importantíssimos para as pessoas de todas as faixas etárias: respiração, centralização, concentração, controle, precisão e fluidez. “Eles são fundamentais para que você esteja ligado em suas atividades diárias, principalmente para as pessoas da terceira idade. Vale lembrar também que os idosos devem sempre respeitar e se atentar aos seus limites, evitar exercícios que provoquem dores ou desconfortos locais”, completa. 

O método foi inventado na primeira guerra mundial, em 1914, por Joseph Pilates. No momento em que esteve internado com outros cidadãos alemães, ele desenvolveu técnicas de condicionamento físico para ajudar os pacientes com equipamentos criados por ele que, apesar de terem sido modificados ao longo do tempo, são utilizados até hoje. Desde então, a atividade tem sido muito benéfica para a vida das pessoas.