Qual a importância de doar sangue?

No Brasil, menos de 2% da população doa sangue, uns dos obstáculos mais vistos são: o medo e a falta de informação sobre o procedimento

Joana Lacerda

Postado em 23/06/2022

Doar sangue é um gesto generoso. Muitas pessoas precisam de doação por conta de doenças, tratamentos, cirurgias, transplantes, entre outros. Contudo, no Brasil, poucas pessoas contribuem com esse gesto solidário. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um país deve ter de 3% a 5% de doadores. No Brasil, esse número é de 1,9%, segundo o Ministério da Saúde.

No ano de 2021, a empresa Abbott realizou um levantamento em oito países acerca da doação de sangue, ouvindo pessoas de 16 a 64 anos. De acordo com os resultados, no Brasil, 48% afirmaram que a doação de sangue não faz parte da rotina.  Alguns dos obstáculos mais vistos pelas pessoas que não doam são: o medo e a falta de informação sobre a segurança do procedimento. O estudo revela que os brasileiros destacaram não saber para onde o sangue vai e a quantidade coletada. 

Fabiana Alexandre foi internada em agosto de 2021 por complicações da Covid-19. Ela conta que precisou de sangue pois utilizou a ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) e diálise, além da perda de sangue normal pela quantidade de exames que necessitou fazer. “Em setembro precisei de sangue, e com isso minha família foi em busca de pessoas que pudessem doar. Meu sangue é A+ e conseguimos com agilidade essas doações”, conta. 

Fabiana relata que não se recorda desse momento, pois estava desacordada. “Quando fui melhorando e fiquei sabendo de toda a campanha, fiquei extremamente feliz e grata por todos que, de alguma forma, se moveram para doar. Sem essas doações eu poderia não estar aqui hoje, então a doação foi um ponto chave em todo o meu processo de internação. Teve dias que eu precisei de 8 bolsas de sangue, então foi essencial para mim”.

Qual a importância para os doadores?

Tobias Varela, 36, é doador de sangue há três anos. Ele conta que conseguiu incentivar mais de seis colegas de trabalho com fotos da doação em um grupo do WhatsApp. “Doar sangue para mim se resume em salvar vidas. No geral, é um gesto muito bonito. Tanto para a pessoa que vai receber, quanto para a pessoa que está doando, por se tratar de uma coisa que seu próprio corpo gera e pode salvar uma vida”, explica.

De janeiro a setembro de 2021, houve uma alta nas doações de 4% em relação ao mesmo período de 2020, segundo o Ministério da Saúde

Dyorgennes Portugal, 28, doa sangue há aproximadamente 10 anos. “Eu procuro ir ao Hemocentro a cada seis meses para doar. É um processo bem tranquilo, não senti dor em nenhuma das vezes. Eu sempre incentivo a minha família a doar sangue, estou sempre vendo campanhas de doação de sangue, então eu procuro incentivar os amigos e a família”, relata.

Dyorgennes conta que nunca doou para amigos ou familiares, pois nunca precisaram. “Faço doações para pessoas que não conheço, eu tento ajudar de alguma forma. Doar sangue é muito importante, muita gente precisa, então sempre aconselho a doar.”

Para Fabiana, a importância da doação de sangue se resume em poder salvar vidas. “Você conseguir ajudar de alguma forma as pessoas que estão precisando faz uma diferença surreal para aqueles que precisam. E a doação que era para mim acabou salvando também a vida de outras pessoas. Hoje, sou muito grata a cada doadorzinho diamante que fez sua parte e a todos aqueles que, por algum motivo, não puderam doar, mas se fizeram presentes em divulgar ou tentar”. No último dia 14 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. É interessante conscientizar as pessoas sobre a importância de doar sangue. Uma única doação pode salvar até quatro vidas!

Dúvidas frequentes 

  • Qual a quantidade de sangue doada?

Em cada doação podem ser coletados entre 420ml e 470ml de sangue. Além disso, é retirado cerca de 25ml a 30ml para os exames laboratoriais.

  • Doar sangue engrossa ou afina o sangue?

O sangue não sofre nenhuma alteração.

  • Qual o tipo de sangue mais importante?

Não há um tipo de sangue mais importante do que outro. 

  • Quantas vezes uma pessoa pode doar sangue por ano?

A mulher pode doar até três vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações. O homem pode doar até quatro vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.

(Fonte: Fundação Hemocentro de Brasília)