4 destinos turísticos para conhecer na Bahia

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Turismo, as atividades turísticas na Bahia tiveram um aumento de 176,5% no segundo trimestre de 2021

Joana Lacerda

Postado em 28/04/2022

Em um dado analisado pelo Índice de Atividades do Turismo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o turismo na Bahia em 2021 foi o que mais cresceu no Brasil. Houve um aumento de cerca de 47% em comparação ao ano de 2020. Mesmo no período de pandemia, as pessoas não deixaram de visitar o estado e conhecer um pouquinho mais da cultura baiana. 

Listamos aqui quatro destinos turísticos para você que deseja conhecer a Bahia. Confira!

1 – Salvador

Bastante conhecida pelo Carnaval, Salvador é uma ótima cidade para receber visitas. Fundada em 1549, a capital baiana conta com muitas histórias e pontos turísticos para passeios individuais e também em família.

Caminhando pelas ruas de paralelepípedo mais conhecidas da cidade, você encontra o Pelourinho. Parte da cultura e história de Salvador, o Pelourinho é um dos lugares mais visitados da antiga capital do Brasil. O local contém muita arte e cultura, sendo possível visitar a ONG Fundação Casa de Jorge Amado, que guarda muito da memória do escritor e incentiva a literatura. Enquanto caminha pelas ruas do Centro Histórico, vai se deparar com museus, ensaios de bandas, atrações artísticas e muita cultura baiana. 

Itânia Ferreira mora em Salvador há 35 anos e informou que gosta muito do Pelourinho por conta das atrações diversas e também das praias da linha verde. “O período em que chegam mais turistas na cidade é entre os meses de novembro a março”, conta. Ao ser perguntada sobre o que mais a atrai na cidade, Itânia prontamente respondeu. “As praias da linha verde, os teatros a que eu amo ir, os shoppings e cinemas. Tem também as festas no Pelourinho, como Carnaval e São João. Gosto de visitar igrejas, ir ao Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição, Santuário do imbuí, entre outros locais.” 

O Farol da Barra, localizado no Forte de Santo Antônio da Barra, é outro ponto turístico que não pode deixar de ser visitado. O local abriga o Museu Náutico da Bahia, que conta com um grande acervo histórico. Dentro do forte é possível conhecer a história do museu e até objetos arqueológicos. 

O Elevador Lacerda é outro local turístico que faz parte da história de Salvador. Inaugurado em 8 de dezembro de 1873, é considerado o primeiro elevador do mundo a ser utilizado como transporte público. Ligando a Cidade Alta e a Cidade Baixa, foi considerado o maior elevador do mundo quando a primeira torre foi inaugurada, contando com 63 metros de altura. 

Apesar da pandemia, os números do turismo em Salvador continuam altos. De acordo com o site de pesquisa ViajaNet, a capital baiana foi uma das cidades mais procuradas do Brasil no fim do ano de 2021, estando atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. 

2 – Porto Seguro

Habitada pelos tupiniquins na época do descobrimento do Brasil, a cidade histórica de Porto Seguro recebe muitos turistas no ano. De acordo com os dados da Secretaria de Cultura e Turismo, a cidade baiana recebeu 1,8 milhão de visitantes em 2019.

Caminhando pelo Centro Histórico é possível conhecer o Marco do Descobrimento, que foi um monumento trazido pelas caravelas dos portugueses em 1500, além do Museu de Porto Seguro, que conta a história do povo indígena antes dos portugueses chegarem ao local e guarda também muitos artefatos da época.

A Passarela do Descobrimento, também conhecida como “Passarela do Álcool”, é um bom lugar para ser visitada à noite. Com muitos bares e restaurantes, é possível conhecer bebidas e comidas típicas da região, além de acompanhar artesanato, danças, grupos de capoeira e se envolver com o povo baiano. Além disso, é um ótimo lugar para conhecer praias com piscinas naturais e paradisíacas e Arraial d`Ajuda, distrito de Porto Seguro. Para chegar no local, só precisa pegar uma balsa para travessia.

Luiza Lopes mora em Itabuna e normalmente visita Porto Seguro nos períodos de feriado. “Porque se prolonga um pouco o momento de lazer e dá para desfrutar melhor do que a cidade proporciona. Prefiro ir em momentos em que o movimento está menor, causando assim mais tranquilidade e calma. Apesar de que, com feriados, consequentemente o turismo aumenta”, explica. A estudante indicou a ida ao parque aquático para quem pretende ir à Arraial d’Ajuda. “Gosto de ir lá pois a diversão é garantida. Além de ser um lugar lindo, você pode levar sua família para se distrair, pois tem brinquedos mais radicais para os que gostam, área para as crianças, uma piscina de ondas e o mar para quem prefere relaxar e não se aventurar. É sem dúvidas um ótimo lugar para passeio”. 

Segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR), em janeiro de 2022 houve uma movimentação de um total de 232.541 passageiros no aeroporto de Porto Seguro. Apesar da pandemia, o número se iguala aos meses de janeiro dos anos de 2020, 2019 e 2018. 

3 – Morro de São Paulo 

Com um foco maior em praias, Morro de São Paulo é bastante conhecido entre os baianos. Além da opção de caminhar pelas praias, a vila conta com muitos passeios. Como exemplo, é possível fazer mergulho em piscinas naturais e descer pela tirolesa. Em 2018, a vila foi considerada o terceiro destino turístico da Bahia, recebendo cerca de 200 mil turistas por ano. 

Laryssa Nascimento mora em Porto Alegre, mas não deixa de lado o seu amor por Morro de São Paulo. A baiana conta que já perdeu as contas de quantas vezes visitou a vila, pois morava em Valença, próximo ao local. “Você consegue ir por balsa e catamarã. Se você estiver em Salvador vai de catamarã, geralmente os turistas vão muito, pois não precisa pegar estrada para chegar lá. Ou então pelo ferry, saindo de Salvador. Como eu morava em Valença, eu ia muito no Morro pegando a balsa”, explicou. 

Laryssa também deu dicas para as pessoas que não conhecem Morro de São Paulo e desejam visitar. “Se você quiser mais badalação, mais gente, tem a primeira praia. A que eu mais gosto de ficar é a segunda praia, pois tem mais gente. E antes acontecia o festival de primavera, ia muitos cantores para a segunda praia. Se você quiser um lugar mais tranquilo, paradisíaco, pode ir andando até a quarta praia, lá tem piscinas naturais, é bem lindo.”

4 – Lençóis

A cidade de Lençóis, fundada em 1844, é um lugar que interessa aos turistas que visitam a Bahia. Isto porque, além das belas cachoeiras e grutas, a cidade abriga a Chapada Diamantina, bastante conhecida entre os brasileiros. 

Para começar, não pode deixar de visitar o centro histórico da cidade, que conta com casarões antigos. Enquanto caminha, é possível conhecer a história de Lençóis. O Ribeirão do Meio carrega lindas cachoeiras e conta com uma quebra d ‘água estilo tobogã que chama a atenção de muitos visitantes.

Joelma Rodrigues, moradora de Lençóis há 35 anos, indica alguns locais para visitar. “Dentro das cidades nós temos o Serrano, Cachoeira do Sossego, Cachoeirinha, Cachoeira da Primavera, Ribeirão do Meio.” Ao ser perguntada sobre os períodos em que mais chegam turistas na cidade ela informa que “em Lençóis chegam turistas o ano todo, mas tem alguns meses que aparecem mais. Janeiro, dezembro, julho e novembro são os mais visitados”. 

De acordo com dados levantados pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), na virada do ano de 2022, houve uma ocupação hoteleira no município de 90%.