Restaurante Goodfellas Cinebar é vice-campeão do Comida di Buteco 2021 na capital

Concurso que elege o melhor boteco do Brasil colocou o prato Bacurau, que tem como base carne de rabada e homenageia filme nacional

Larissa Alves

Postado em 30/08/2021

Com uma mistura de bar e cinema, o Goodfellas Cinebar, restaurante temático em Taguatinga Norte, foi vice-campeão do Comida di Buteco deste ano. O prato que  homenageia o filme Bacurau, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes em 2019 e eleito Melhor Filme Estrangeiro do New York Film Critics Circle Awards, foi o premiado.

O Goodfellas Cinebar foi inaugurado em 2018. Localizado em Taguatinga Norte, une o cinema a um bar, com um cardápio que homenageia os maiores clássicos (Créditos: Sérgio Bertoldi) 

Por que Bacurau?

O prato vice-campeão do concurso é composto por discos de mandioca com alho-poró na cama de palha de batata doce, com rabada desfiada na cerveja preta, e por cima, queijo coalho gratinado. 

Ricardo Luz, sócio do restaurante inaugurado há apenas três anos e idealizador do premiado Bacurau, explica por que o prato leva o nome do filme. “Como o nosso bar é temático de cinema, tudo que criamos tem o nome de algum personagem ou filme. Como Bacurau se passa no nordeste, pensamos em fazer essa homenagem. A rabada e o queijo coalho são comuns no nordeste, e como usamos esses ingredientes na receita, o nome veio a calhar”, conta Ricardo.

O Bacurau é composto por discos de mandioca com alho-poró na cama de palha de batata doce, com rabada desfiada na cerveja preta, e por cima, queijo coalho gratinado (Créditos: Larissa Alves)

Comida di Buteco resgata autenticidade dos botecos

Ao longo dos 21 anos de existência do concurso, o maior objetivo é trazer de volta os botecos autênticos. Com o lema “transformar vidas através da cozinha de raiz”, o concurso desenvolve um papel importante ao promover essa cultura e também o aumento do número desses estabelecimentos ao redor do Brasil.

De acordo com o site oficial do Comida de Buteco, em 2019, mais de 600 botecos participaram ao redor do país, somando mais de 490 mil petiscos vendidos e mais de 30 milhões de alcance nas redes sociais do concurso.

Os vencedores deste ano que representam Brasília no ranking, além do Goodfellas Cinebar, foram o Bem Amigos, que levou o primeiro lugar com o bolinho de salmão servido com molho de gengibre da casa, e também o Dikantu Bar, que ficou em terceiro lugar pelo prato de carne de sol com creme de mandioca e batata.