Um jardim que preserva o bioma da capital do país

Jardim Botânico de Brasília é uma excelente opção de lazer para brasilienses e turistas

Filipe Briner

Postado em 27/03/2024

Jardim japonês do JBB / Foto: Fillipe Briner

Em março, o Jardim Botânico de Brasília – JBB, localizado no Setor de Mansões Dom Bosco, no Lago Sul, completou 39 anos de existência. O espaço é um grande roteiro de visita para os turistas e moradores do DF e entorno, que gostam de um momento de lazer calmo e relaxante.

“O Jardim é composto por 90% de cerrado, então, temos uma biodiversidade muito grande. Na área de visitação, o turista tem a oportunidade de conhecer, tanto a vegetação nativa, quanto a demonstração de espécies que vieram de fora também, principalmente nos jardins temáticos”, frisa Ana Beatriz Queiroz, gerente de educação ambiental do JBB. 

Em sua extensão de 5 mil hectares de Cerrado em alta conservação, o jardim detém espécies de animais de topo de cadeia, raros ou ameaçados de extinção. Além da fauna diversificada, a área da flora representa quase todas as fitofisionomias do bioma. As formações florestais encontradas são Mata de Galeria e Cerradão; savânicas: Vereda e Cerrado sentido restrito; e as campestres: Campo sujo, Campo limpo, Campo rupestre e Campo com murundu.

Atrações

Jardins, trilhas e mirante

O Jardim Botânico de Brasília oferece aos seus visitantes diversas opções de lazer, uma delas são os jardins temáticos. Ao todo, são quatro: o evolutivo, o de cheiros, o japonês e o de contemplação.

Outro atrativo são as trilhas, que são excelentes programas para quem gosta de fazer uma caminhada por dentro da natureza. “Como educadora, eu recomendo que quem está vindo pela primeira vez, faça uma trilha, principalmente a Krahô, que leva até a nascente”, aconselha Ana Beatriz. Além disso, o Jardim possui um mirante com uma vista fenomenal da vegetação e de uma parte da capital.

“O Jardim Botânico nos dá várias opções de entretenimento, gosto muito de visitá-lo com minha família e amigos. Eu particularmente adoro fazer as trilhas disponíveis, são muito legais, divertidas e inspiradoras”, relata o brasiliense Gustavo Passos. 

“Todas as possibilidades que disponibilizamos aos visitantes é um lazer orientado à conservação do bioma do cerrado. Os espaços do jardim são totalmente pedagógicos”, completa Ana. 

História

A chegada da bióloga Cilúlia Maria Rodrigues de Freitas Maury foi fundamental para o início do Jardim Botânico de Brasília, o primeiro no mundo com propósito de conservação in situ de recursos genéticos. A sua arquitetura foi planejada para minimizar os impactos e aproveitar os elementos naturais, priorizando a utilização de materiais ecológicos. A inauguração foi feita dia 8 de março de 1985.

(Fonte: Site do JBB)

Observações

Aos turistas é recomendado lerem a norma de conduta antes de visitarem o Jardim Botânico de Brasília. O site dispõe de todas as informações necessárias para que você possa curtir o seu momento de lazer com tranquilidade.