Brasilienses se despedem da banda Natiruts na primeira noite da turnê “Leve com Você”

Chegando ao fim após 30 anos de carreira, banda se despede da capital federal. Turnê de encerramento seguirá por mais 20 cidades brasileiras

Julia Torrecillas

Postado em 21/06/2024

Os fãs brasilienses da banda de reggae Natiruts foram à Arena BRB Mané Garrincha para o primeiro show da turnê “Leve com Você”, que marca a despedida do grupo. Com uma performance de 2h30 e um repertório de 31 músicas, a banda celebrou seus 30 anos de trajetória, proporcionando uma noite inesquecível para cerca de 50 mil pessoas.

A noite de 8 de junho celebrava também o aniversário do baixista Luís Maurício, que ganhou de presente um coro vibrante do público que se divertia ao som dos clássicos “Presente de um Beija-Flor”, “Andei Só” e “A Cor”. As imagens coloridas e as artes abstratas nos telões se juntaram às luzes de palco para criar uma atmosfera única. 

Entre alegria e nostalgia

O estudante Rodrigo Prazeres foi testemunha dessa mistura de alegria e nostalgia que permeou a noite. “A energia da banda no palco era demais, e a estrutura do show estava linda, com cenários que capturavam a vibe positiva do reggae. Como fã, a despedida do Natiruts foi um mix de alegria e nostalgia”. Saber que era sua última chance de vê-los ao vivo foi emocionante. “As músicas da banda sempre estiveram presentes nos momentos mais especiais da minha vida, então foi um jeito de celebrar tudo o que eles representaram para mim”, afirma.

O show foi um momento de conexão geracional para Gabriela Eleoterio, de 25 anos, que levou toda a sua família para curtir juntos o evento. “Foi uma experiência incrível curtir o show em família. O Natiruts é uma banda que atravessa gerações, então foi especial poder compartilhar esse momento com meus pais e irmãos. O fato de ser a despedida da turnê tornou tudo ainda mais significativo.”

A relação de Gabriela com a banda vai além da melodia. As letras positivas e mensagens de paz e amor sempre foram uma inspiração para a cineasta e toda sua família. “Eles têm um lugar especial em nossos corações, e esse show de despedida será lembrado para sempre como um momento de união e felicidade. Nos sentimos ainda mais conectados como família depois desse show.”

“Estamos sempre indo juntos a shows, mas este foi mais especial porque estávamos todos lá! Dançar e cantar ao lado das filhas e do filho, da esposa e de amigas que lá estavam conosco foi demais”, ressalta o pai Haroldo Eleoterio. “A experiência é sempre tão boa, de estar ali entre pessoas que você ama, todo mundo em uma animação… você acaba se animando também, sabe?”, completa Lívia Eleoterio, irmã.

A nostalgia também tomou conta de Michele Cardoso e seus amigos, que relembraram os tempos de faculdade ao som de Natiruts. “Foi nostálgico! De repente me dei conta que estava com amigas que curtiam Nativus (nome antigo) na época da faculdade. Trouxe várias memórias de shows e momentos que curtimos juntas ao som da banda”. O show de despedida foi bem significativo para a servidora pública de 48 anos. “Me fez relembrar canções e sentir que agora é uma nova fase, da banda e minha. Crescemos! Hoje sou casada, mãe, mas a música deles segue comigo”, comenta.

Estrutura e setlist impecáveis

A estrutura do show foi elogiada pela qualidade e pelo cuidado com os detalhes. Para Haroldo, o ponto alto do evento foi a maneira como a banda tratou quem foi ao estádio prestigiá-los, e destaca a escolha do local, que, por ser um estádio, traz uma reverberação e um envolvimento incomparável nas músicas. A filha completa destacando a estrutura do Mané Garrincha que, apesar de lotado, continuou oferecendo conforto para todos os presentes. 

Gabriela também elogia a excelência da setlist, com todas as suas músicas favoritas presentes. Natiruts montou a setlist pensando nos fãs, que passava desde hits memoráveis, músicas que não eram cantadas ao vivo há muitos anos, e as canções lado b favoritas do público. Foi uma grande homenagem a tudo que viveram nas últimas três décadas de carreira. “A setlist foi bem elaborada: colocaram as mais conhecidas no início e no final. Relembrei músicas muito antigas que fazia tempo que não ouvia”, elogia Michele Cardoso.

Eles Nos Encantaram Demais

O grupo, que iniciou sua trajetória em Brasília, escolheu a capital federal para dar início à sua última aventura.  Natiruts deixa um legado de mensagens positivas e um público fiel que seguirá cantando suas músicas por muitos anos.

“Foi uma explosão de amor e de acolhimento, não esperava tanta gente e tanto carinho! Obrigado, Brasília!”, disse o baixista Luís Maurício, em entrevista ao Metrópoles.

“Manifestar a emoção dos nossos sentimentos em forma de canção e receber as vibrações de vocês é pelo que agradecemos estar aqui”, afirmaram os músicos em suas redes sociais.

Com mais 20 cidades pela frente, a turnê promete continuar espalhando a energia do reggae por todo o Brasil. O show em Brasília foi apenas o começo de uma jornada de despedida que será lembrada como uma celebração da música brasileira e das boas vibrações do Natiruts.