Cresce mercado para cabelos crespos e cacheados

Marcas independentes apostam em nicho que oferece produtos a quem quer assumir os cabelos naturais

Ana Cunha

Postado em 20/04/2022

É visível o crescimento no mercado de produtos destinados aos cabelos cacheados e crespos. Uma pesquisa feita pela empresa Opinion Box em 2021 revela que nove em cada dez brasileiros que se declaram negros observam que existe hoje uma variedade maior no mercado que cinco anos atrás. O Brasil é formado por uma população de aproximadamente 54% de pessoas negras, de acordo com pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Hoje existem marcas famosas com linhas destinadas a esse público, o que consequentemente traz de volta a identidade capilar de muitas pessoas que, por falta de oferta, optavam pelo uso do alisamento. Maria José usou seus cabelos alisados por muito tempo, mas, há cinco anos, deixa os cabelos naturais. “Estava me sentido como se tivesse perdido a minha real beleza, além dos gastos mensais. Para manter os cabelos alisados, os processos eram desconfortáveis, devido ao uso de produtos fortes, e prejudiciais à saúde”.

Com linhas destinadas a cabelos crespos, a identificação capilar se mostra mais estimulante. Foto: Pexels

A transição capilar também trouxe economia à Maria José. “Com os cabelos crespos, gasto menos, por mais que o produto focado no meu tipo de cabelo seja mais caro, mas torna mais barato, pois eu ia com mais frequência ao salão fazer processo de alisamento. Hoje, eu compro quantidade boa de produtos que duram mais tempo. Eu mesma cuido dos meus cabelos”. 

Além da oferta de produtos para cabelos afros, há o aumento de salões de beleza focados no tratamento desses tipos de cabelos. Antônia Rodrigues, dona do Salão Beleza Crespa, localizado no Conic, centro de Brasília, já está na área há sete anos. Ela diz que, a cada ano, aparecem mais clientes querendo voltar com os cabelos naturais. Segundo ela, o mercado vem ganhando força nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, quando muitas pessoas optaram por fazer a transição capilar por estarem em casa. 

A inspiração e o apoio à transição capilar vem dos mais próximos. Foto: Polina Tankilevich/Pexels

A motivação para montar o salão veio de suas filhas que, quando crianças, tinham que ficar com os cabelos sempre presos ou alisados. “Eu sofria muito, não encontrava produtos que dessem certo com os cabelos delas”. Esse foi um dos motivos que a fez desenvolver sua própria linha de cosméticos. Seus produtos saem muito e ajudam muitas das clientes a não desistirem de usar os cabelos naturais. “Hoje, existe no mercado uma enorme variedade de produtos que auxiliam a tão temida transição, e quem já passou pela transição, vive um verdadeiro caso de amor pelos cachos, crespos, ondulados, não importa a forma, as pessoas decidiram ser livres para ter o cabelo que quiseram”, finaliza Antônia.