Nova piscina de ondas terá rio lento e espaço só para crianças
Obras começaram no primeiro semestre de 2025 e devem ser concluídas em até 630 dias Após quase três décadas de espera, a icônica Piscina com Ondas do Parque da Cidade, em Brasília, finalmente passará por uma aguardada revitalização. As obras, iniciadas no primeiro semestre de 2025, contam com um investimento de R$ 18,2 milhões e […]
Postado em 31/03/2025
Obras começaram no primeiro semestre de 2025 e devem ser concluídas em até 630 dias
Após quase três décadas de espera, a icônica Piscina com Ondas do Parque da Cidade, em Brasília, finalmente passará por uma aguardada revitalização. As obras, iniciadas no primeiro semestre de 2025, contam com um investimento de R$ 18,2 milhões e têm previsão de conclusão em até 630 dias. O projeto de modernização prevê a restauração completa da piscina original, além da criação de novas atrações, como um rio lento e uma piscina infantil, ampliando as opções de lazer para todas as faixas etárias.
Um dos engenheiros responsáveis pela obra, João Marcelo Costa, destaca a transformação do espaço. “Estamos transformando o antigo espaço em um complexo aquático moderno, mas, ainda assim, deixando a memória afetiva dos brasilienses e melhorando com mais segurança.”
A revitalização da Piscina com Ondas representa muito mais do que a recuperação de um equipamento público, mas um resgate cultural e afetivo para a comunidade. Claudia Costa, assessora de comunicação do Parque da Cidade, acrescenta. “A revitalização da Piscina com Ondas resgata um dos grandes símbolos de lazer em Brasília. Estamos ansiosos para oferecer um espaço renovado que promova o convívio social e o bem-estar dos visitantes”.
Morador de Brasília, José Ricardo Lemos, de 53 anos, também reconhece a importância da obra, mas faz um alerta sobre a necessidade de manutenção contínua. “Visitei algumas vezes a antiga piscina e realmente tenho aquela vontade de saber como vai ficar essa nova versão. Espero que, dessa vez, o espaço tenha todo o investimento necessário para se manter funcionando por muitos anos, ainda mais depois de tanto tempo fechado. Seria muito triste ver um lugar tão importante para a cidade se degradar novamente.”
Carlos Silva, ex-funcionário do Parque da Cidade, acompanhou de perto a história da Piscina com Ondas e relembra o impacto que o espaço teve em gerações passadas. “Trabalhei no Parque da Cidade por mais de 20 anos e vi de perto a satisfação que a piscina com ondas trouxe em vários momentos. Quando foi inaugurada, nos anos 1970, era um dos maiores atrativos do parque, um verdadeiro símbolo do lazer em Brasília. Famílias inteiras vinham passar o dia aqui, e a alegria das crianças ao verem as ondas começarem era algo inesquecível.”
No entanto, ele também lamenta o abandono do local ao longo dos anos. “Infelizmente, com o tempo, a estrutura foi se desgastando e acabou sendo desativada. Faltou manutenção e investimentos para que o espaço continuasse funcionando com segurança. Foi triste ver um local tão agradável se deteriorando. Agora, com essa revitalização, espero que haja um planejamento melhor para manter o complexo em boas condições por muitos anos.”