Retomada das atividades presenciais da UnB envolve cerca de 50 mil estudantes

Calouros e veteranos voltam a circular nos campi depois de dois anos

Guilherme Chaves

Postado em 22/06/2022

Alunos voltam a ocupar o campus  FOTO: Guilherme Chaves

Após dois anos e três meses de atividades à distância devido ao isolamento social por conta da pandemia de covid-19, a Universidade de Brasília (UnB) volta totalmente com as aulas presenciais, fazendo com que milhares de estudantes, professores e funcionários tenham que adaptar suas rotinas. 

Durante o período das aulas online, uma queixa comum entre os alunos era a questão do foco e concentração. “Agora eu presto realmente atenção nas aulas e estou sendo muito mais produtivo” diz Alexandre Cabral, estudante de comunicação, sobre o retorno ao presencial. 

O retorno traz vários benefícios para o aprendizado. Para Guilherme Fleury, estudante de engenharia da computação, o principal fator é o contato humano, contato direto com o professor, o que facilita o acesso ao conteúdo.

 Muitos alunos estão indo pela primeira vez à UnB, até mesmo veteranos   FOTO: Flickr

Para que o retorno seja feito com a devida segurança, a UnB criou medidas para tentar conter essa nova onda de contágio do Covid 19. Além do incentivo à vacinação e ao uso de máscaras, a UnB implantou três guias com protocolos de o que se deve fazer desde a suspeita até o teste positivo de Covid-19.

Além do combate ao Covid, a UnB também oferece serviços de acolhimento como assistência estudantil, acessibilidade, saúde universitária e diversidade. Esses serviços servem principalmente para proporcionar a inclusão de uma parte dos estudantes que sofrem com alguma questão particular.