Planetário de Brasília se destaca como uma divertida e curiosa atração para todas as idades
A programação contempla o público infantil com filmes pedagógicos sobre astronomia, astrologia e cosmologia
Postado em 22/04/2025
Com mais de cinquenta anos de história, o Planetário Luiz Cruz consolida-se como uma das principais atrações culturais e turísticas de Brasília. Localizado na Esplanada dos Ministérios, o edifício de arquitetura circular e chamativa busca atrair públicos diversos, oferecendo apresentações interativas, narradas e legendadas. As exposições contam ainda com QR codes, promovendo acessibilidade e inclusão.

O espaço conta com uma ampla exposição de cores vibrantes e informações curiosas, que despertam o interesse dos visitantes para as particularidades do universo. As mostras incluem desde planetas e constelações até telescópios e foguetes, sempre destacando o aspecto científico. Uma das curiosidades: você sabia que a sonda New Horizons levou 9 anos e 6 meses para chegar a Plutão, mesmo viajando à velocidade de 58.500 KM/H?
Além de explorar os mistérios do universo, o planetário valoriza a ciência brasileira. Um dos destaques é o feito histórico do então Tenente-Coronel Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a visitar a Estação Espacial Internacional, em 30 de março de 2006, por meio da Agência Espacial Brasileira. Sua trajetória é apresentada como inspiração para jovens que sonham com o espaço.
Mesmo com muitas regiões do cosmos ainda desconhecidas, o planetário convida os visitantes a embarcarem em uma jornada pelo universo. Amantes da astronomia encontram uma experiência imersiva proporcionada por uma rede de projetores. “Eu estudo os céus desde criança e estar aqui no planetário me deixou extasiado. A apresentação me deixou encantado”, relata Lucas Freitas, após assistir a uma das sessões.
A programação também contempla o público infantil, com filmes pedagógicos sobre astronomia, astrologia e cosmologia. Com personagens didáticos e carismáticos, os conteúdos apresentam informações sobre planetas, suas luas, origens dos nomes e curiosidades. Você sabia que os anéis de Saturno são formados por bilhões de fragmentos de gelo e rochas espaciais?
Os personagens Mouse e Monitor explicam: os anéis se originam de cometas, asteroides e luas destruídos pela gravidade do planeta.
“Eu achei o filme do Mouse e do Monitor muito legal e divertido, aprendi sobre as estrelas e os planetas”, comenta Lídya Gomes de Souza, de 8 anos, em sua segunda visita ao planetário. Curiosa, a menina percorreu toda a exposição, lendo atentamente as legendas ao lado das fotografias. Acompanhada da mãe, Jordana Gomes de Oliveira, de 30 anos, classificou o espaço como “um dos melhores locais que já visitou em Brasília”.

Entre os visitantes mais entusiasmados estava Brendon Gabriel, que acompanhou a sessão inspirado pelo som de Starman, de David Bowie. Fã do espaço e estudioso do tema, ele revelou estar impressionado com a nova exposição. “Gosto muito de vir aqui, não visitava desde o ano de 2022, mas me surpreendi muito com essa exposição e o filme”, afirma.

Com a promessa de reviver o consagrado projeto que visa trazer aventuras pelo cosmos de forma imersiva, com uma experiência de realidade virtual, o “Via Láctea em Brasília” vem sendo uma das atrações mais esperadas pelo público que não teve chance de participar do projeto, que funcionou de dezembro a março deste ano.
Mais do que um espaço de contemplação do universo, o Planetário Luiz Cruz se firma como um importante centro de divulgação científica, educação e turismo em Brasília. Ao unir conhecimento acessível, experiências imersivas e estímulo à curiosidade, o local conquista visitantes de todas as idades e origens, reforçando a importância de espaços públicos que promovam o encantamento pelo saber. Em uma cidade marcada pela arquitetura e pela política, o planetário brilha como uma janela para o cosmos e para o futuro.
A visita ao planetário é gratuita e está aberta ao público de terça à domingo, das 7:30h às 19h. E as sessões do planetário ocorrem de terça a sexta às 18h. Sábados, domingos e feriados: 11h, 14:30, 16h, 17 e 18h.Para mais informações, acesse a página do Instagram: https://www.instagram.com/planetariodebrasilia/