Conectados demais?

Com quase 100% dos adolescentes brasileiros conectados às redes, cresce a preocupação com o tempo de tela, o conteúdo consumido e as consequências para o desenvolvimento psicológico

Estefania Lima

Postado em 03/07/2025

A pergunta que move a trama da série britânica Adolescência, da Netflix, é direta e perturbadora: por que um garoto de 13 anos, com boas notas e uma família presente, cometeria um crime tão brutal? Ao longo dos episódios, a resposta começa a emergir das telas, não só da TV, mas também das redes sociais, onde crianças e adolescentes brasileiros passam, em média, mais de nove horas por dia, de acordo com dados da pesquisa Digital 2024: 5 billion social media users.

A produção viralizou ao tocar em uma ferida aberta: a dependência digital na juventude. No Brasil, segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, 93% dos jovens entre 9 e 17 anos estão conectados à internet, e muitos acessam as redes sociais desde os primeiros anos de vida. Nesta reportagem especial, o que começa com um drama fictício ganha contornos reais a partir de relatos, dados e especialistas que mostram como o uso excessivo de telas impacta autoestima, sono e saúde mental dos adolescentes.

Ouça abaixo a reportagem