Gov.br democratiza o acesso a serviços públicos para os cidadãos

O portal e aplicativo unificam mais de 4,5 mil serviços digitais federais, acessíveis por meio de um login único, que utiliza apenas o CPF e uma senha.

Daniel Lima de Araujo

Postado em 14/07/2025

Com o Gov.br, a burocracia dá lugar à agilidade na palma da mão do cidadão, unificando uma série de serviços públicos federais e facilitando a vida de quem o usa. Foto: Daniel Lima

O portal gov.br se firmou como um dos principais destaques no cenário digital do governo brasileiro, assegurando sua posição no Top 3 do Prêmio iBest na categoria governo federal por quatro anos consecutivos. O portal e aplicativo unificam mais de 4,5 mil serviços digitais federais, acessíveis por meio de um login único, que utiliza apenas o CPF e uma senha. Essa centralização elimina a necessidade de múltiplos cadastros, senhas e burocracias, transformando o acesso a documentos e solicitações em uma experiência digital, eficiente e prática.

Para quem ainda não tem um cadastro, o processo é simples e rápido. Basta acessar o site ou baixar o aplicativo Gov.br e seguir o passo a passo. Com o CPF em mãos, o usuário cria sua conta, que pode ser validada de diversas formas, como por meio de dados bancários ou até mesmo reconhecimento facial. Esse procedimento garante a segurança ao usuário e permite o acesso a um universo de serviços sem sair de casa.

O desenvolvedor de sistemas, Arthur Farias, destaca a conveniência da plataforma afirmando que mesmo que você esqueça a senha do Gov.br, pode usar a do banco para entrar na conta. “Isso é ótimo para a praticidade do usuário e ainda traz uma camada extra de segurança, já que as senhas de banco geralmente têm autenticação de dois fatores e outras etapas de segurança”, explica. A plataforma se adapta para apresentar uma interface mais intuitiva, garantindo que a experiência do usuário seja mais acessível para diferentes públicos.

A proposta do Gov.br vai além do acesso centralizado, oferecendo uma série de funcionalidades que eliminam filas e deslocamentos desnecessários. Os serviços e documentos disponíveis abrangem diversas áreas da vida do cidadão.

Documentos digitais e acesso a programas sociais

No Gov.br, você pode ter acesso a versões digitais de documentos importantes como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho Digital e o Título de Eleitor. Esses documentos têm a mesma validade que suas versões físicas. O designer gráfico João Victor Santos, 25, comprova a praticidade. “Já usei o Título de Eleitor no Gov.br para votar e foi algo bem tranquilo e sem burocracia, simples e fácil”, conta. Ele ressalta a utilidade da Carteira de Trabalho e do Cartão SUS para seu dia a dia, pois assim não precisa carregar os documentos físicos.

O Gov.br transforma a maneira como acessamos documentos como a Carteira de Trabalho, oferecendo versões digitais com a mesma validade das físicas e eliminando a necessidade de carregar papéis. Foto: Daniel Lima

A plataforma concentra serviços essenciais para a população, como a consulta e inscrição em programas sociais como Bolsa Família, Auxílio Gás e ID Jovem. Além disso, facilita o acesso a serviços do Meu INSS, emissão de certidões (como a de pessoa com deficiência e do CadÚnico) e a realização da Prova de Vida.

Assinatura digital com validade jurídica e consulta de serviços

Um dos grandes diferenciais do Gov.br é a assinatura eletrônica Gov.br, que a partir da sua conta, é possível assinar documentos digitalmente com a mesma validade jurídica de uma assinatura física, conforme o Decreto nº 10.543/2020. A estagiária de comunicação pública, Beatriz Vieira, 20, descobriu a funcionalidade por necessidade e a considera muito prática. “Através da plataforma é muito simples fazer as assinaturas. Além de ser prático, pois dá para assinar os documentos em qualquer hora ou lugar”, afirma. Ela ressalta que, apesar de ter tido uma dúvida inicial, o tutorial no próprio site ajudou a resolver.

A plataforma também oferece acesso a uma série de outros serviços, como o Conecte SUS, gestão de serviços para servidores públicos federais (SouGov), e a interação com a Receita Federal para a emissão de certidões e consultas de dívidas no CPF e CNPJ. O técnico e produtor de eventos, Kyan Ryu Tavares, 27, usa o Gov.br para acessar o imposto de renda e serviços do GDF, além de assinar documentos oficiais. “ Meu contrato de trabalho, eu assinei via Gov.br, porque eu não ia imprimir para poder assinar à mão, tirar a foto e mandar, entendeu? O Gov.br tem certificado digital e me permite fazer isso”, completa.

Níveis da conta

A conta Gov.br possui diferentes níveis de segurança, que liberam o acesso a diferentes funcionalidades. Os níveis são bronze, prata e ouro.

O nível bronze é o mais básico e é obtido com o cadastro inicial, permitindo o acesso a serviços digitais de menor risco. Já os níveis prata e ouro são mais seguros, pois a identidade do usuário é verificada de forma mais robusta, por meio de validação biométrica facial na CNH ou biometria no TSE, por exemplo. Quanto maior o nível, maior a segurança e a quantidade de serviços que podem ser acessados, como a assinatura de documentos digitais e o uso de serviços mais sensíveis.

O nível bronze, o mais básico, permite que o usuário utilize uma única conta para acessar os serviços digitais, gerenciar o uso de seus dados e realizar a prova de vida por reconhecimento facial. É importante notar que, neste nível, não é possível visualizar ou compartilhar documentos digitais diretamente na plataforma e nem utilizar a assinatura eletrônica gratuita no assinador.iti.br, além de não habilitar a autenticação em duas etapas.

Já os níveis prata e ouro expandem significativamente as funcionalidades e além de todas as permissões do nível Bronze, eles permitem visualizar e compartilhar documentos digitais, utilizar o serviço de assinatura eletrônica do assinador.iti.br e habilitar a autenticação em duas etapas. O nível ouro, o mais alto, é o único que permite fazer login em qualquer serviço Gov.br sem precisar de senha, usando apenas a biometria do celular, além de ser exigido para acessar serviços públicos que requerem o maior grau de confiabilidade da conta.

O desenvolvedor de sistemas, Arthur Farias, destaca a centralização dos serviços como um grande benefício para quem já está familiarizado com a plataforma. Afirma que assim, a única responsabilidade é de gerenciar apenas um login e um acesso para diversos serviços e documentos, o que facilita muito o dia a dia. “Você cuida de uma única conta e consegue resolver tudo ali”, conclui.