Night Lab mistura festa com ciência e atrai público diverso

Oficinas, música ao vivo, palestras e experiências imersivas transformam o Sesi Lab em um espaço vivo que atrai vários públicos.

Ana Beatriz Souza Cotrim

Postado em 23/04/2025


Por causa do Night Lab, toda noite da primeira quinta-feira do mês é um momento de comemoração e educação científica para todo tipo de pessoa que vai ao Sesi Lab. Uma das integrantes da equipe de educação ressalta como o evento muda o perfil de quem frequenta o espaço: “Nosso público normalmente são famílias de classe média que têm crianças, mas o Night Lab traz uma diversidade muito maior de pessoas, de várias idades e classes sociais”. 

Durante a festa, o museu, que fica no Setor Cultural Sul, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, permanece totalmente aberto ao público, que, além de aproveitar as atrações permanentes que fazem parte do acervo fixo do Sesi Lab, também pode participar de uma programação especial preparada exclusivamente para a ocasião. Apresentações musicais ao vivo criam uma atmosfera vibrante “Parecia mais um festival cultural do que um evento em um museu”, descreve Eduardo Ivo, de 18 anos. O evento também conta com palestras com especialistas. Cientistas e artistas convidados proporcionam momentos de aprendizado profundo e troca de ideias sobre o tema da edição.

Educação científica de forma dinâmica

Durante o Night Lab acontecem oficinas para que o público se sinta parte do aprendizado/ Foto: Ana Cotrim

Na última, realizada em 03/04, o tema “Oceanos” despertou grande interesse e permitiu uma rica troca de experiências sobre a conservação dos biomas marinhos. A oficina “Cores e Corais”, uma versão adaptada da oficina que normalmente já ocorre no Sesi Lab atraiu um público diverso,de uma mulher que cresceu em contato com corais, até estudantes universitários que relataram que essa foi a primeira vez que eles puderam interagir com corais de forma direta.

Essa oficina foi um espaço para aprender sobre o que gera a coloração dos corais e como a poluição ambiental faz com que eles percam essa cor. A proposta interativa despertou curiosidade, encantamento e uma conexão verdadeira com o tema, algo que, segundo a educadora responsável por guiar a oficina, acontece com todos os públicos, independentemente da idade ou experiência.

“O Sesi Lab tem muitas coisas interessantes e atividades interativas, que te ensinam mesmo sem você perceber”, diz Rayssa Araújo, de 18 anos, que participou do Night Lab pela primeira vez por conta do convite de uma amiga. “A gente se sente parte das experiências, não é como estar em uma aula ou só olhando as coisas de longe”, ressalta ela.

O evento também oferece uma área com comidas e bebidas, criando um ambiente acolhedor e convidativo que estimula os visitantes a permanecerem no local por mais tempo. Com opções que vão de lanches rápidos a pratos mais elaborados, além de bebidas diversas, o espaço gastronômico contribui para que o público aproveite a noite com mais conforto e descontração. “É muito bom ter esse cantinho para comer e descansar um pouco entre uma atração e outra. Deixa tudo mais leve e com cara de encontro entre amigos”, disse Maitê Sousa, de 19 anos. 

Esse conjunto de elementos, das atrações científicas às intervenções artísticas, passando pela gastronomia e pela ambientação, faz toda a diferença na experiência do Night Lab, permitindo que as pessoas explorem o museu com calma, vivenciem os espaços de forma mais leve, façam pausas para conversar e aproveitem a noite até o fim

Sobre o Sesi Lab

Endereço: SCTS Lote 1 – Brasília, DF

Dias de Funcionamento: Terça a Domingo, abrindo as 9:00 durante a semana e as 10:00 em feriados

Night Lab: O Night Lab é um evento que acontece toda primeira quinta-feira do mês, entre 19:00 e 00:00

O Sesi Lab fica localizado ao lado da Rodoviária e possuí diversas atrações voltadas a educação científica/ Foto: Ana Cotrim