Venda de cosméticos veganos deve atingir a marca de US$ 20,8 bilhões até o final de 2025
Em Brasília, marca Tom de Ébano cresce em meio à procura por produtos sustentáveis
Postado em 14/07/2025

(Crédito: Freepik)
Em 2024, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) divulgou que o Brasil é quarto no ranking dos países onde a população mais consome produtos de beleza no mundo, movimentando bilhões por ano, e o 2º entre os países que mais lançam produtos do setor.
A quantidade de pessoas à procura de produtos naturais e veganos cresceu, e o setor de cosméticos não ficou de fora. Dados da Grand View Research apontam que o mercado global de cosméticos veganos deve atingir a marca de US$ 20,8 bilhões até o final deste ano. Os dados mais recentes em relação ao Brasil são da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que, entre 2019 e 2020, identificou um aumento de 16% nos cosméticos veganos.
A Tom de Ébano é uma marca brasiliense de cosméticos veganos. Ana Elizabeth e Luna Carvalho, duas mulheres pretas LGBTQIAP+, passaram a produzir seus próprios sabonetes de alecrim e camomila durante a pandemia. Após pesquisas, testes e a produção, elas perceberam que seria uma ótima fonte de renda. Hoje, o catálogo de produtos veganos da empresa varia entre sabonetes, shampoo, condicionador, velas aromáticas, home sprays, sérum facial, balm labial e mais.
“A gente fazia sabonetes com bases glicerinadas, de argila branca e argila preta, e agora, no atual catálogo da Tom de Ébano, nós fabricamos os sabonetes pelo método Cold Process, que é todo a frio e 100% feito com óleos e manteigas vegetais”, explica Ana Elizabeth. “Hoje em dia a gente faz nosso sabonete do zero. Ele demora 30 dias para ficar pronto, mas ele é bem gostoso, tem o diferencial na hidratação, nas bolhas, na suavidade.”
Ela explica que as fórmulas e os ingredientes utilizados nos produtos da empresa estão mais voltados para o Cerrado — um exemplo é a implementação do óleo de coco-babaçu, proporcionado por uma cooperativa de Sobradinho, e da baunilha-do-cerrado, de uma cooperativa familiar da Granja do Torto, além do óleo de pequi e o óleo de buriti.
“Toda a nossa base não é derivada de animais e também não fazemos testagem em animais. Com nossos fornecedores, sempre buscamos ter essas informações — como uma ficha técnica”, afirma Ana.
Além da não testagem em animais e os produtos serem orgânicos, as embalagens da Tom de Ébano são reutilizáveis e biodegradáveis. Devolvendo a embalagem, o cliente recebe 5% de desconto, incentivando a sustentabilidade.
Para ela, o maior desafio de manter um processo sustentável no Brasil é a procura das pessoas pela solução mais rápida. “Esses produtos — com parafina e petróleo, por exemplo —, são mais baratos, são mais acessíveis e agem na sua pele e no seu cabelo de forma instantânea, mas eles estão, ao mesmo tempo, danificando tudo”. O público ainda precisa ser educado sobre as matérias-primas que vem do pequeno produtor e os benefícios para o cabelo, a pele e o ambiente.
“Acho que a maior dificuldade mesmo é a gente educar essas pessoas de que o natural e o orgânico são o melhor para elas, entende?”, pontua a empresária. “As matérias-primas são de qualidade, por isso a gente não consegue vender um sabonete a R$ 2,00, que é o preço que as pessoas compram no mercado.”
Ana afirma que é possível criar produtos naturais com boa durabilidade e validade, sem a utilização de conservantes sintéticos. Segundo ela, já tem estudos que comprovam essa substituição e, apesar de não ser igual a um produto industrializado, os sabonetes naturais têm entre 12 e 18 meses de duração, por exemplo. “Um dos principais mitos que o público ainda tem sobre produtos naturais é a ideia de que eles são menos eficazes, que estragam rápido ou que são caros demais.”
A sustentabilidade também é vista como um diferencial competitivo. Ana percebeu um aumento nas vendas dos produtos da Tom de Ébano desde 2024, que pode ter sido desencadeado pelas grandes discussões atuais sobre questões ambientais e por Brasília ainda ter poucas marcas de cosméticos naturais.
Ana e Luna comprovam a eficacia dos produtos através dos feedbacks dos clientes, que compram recorrentemente e informam sobre o que está bom e o que precisa melhorar. Buscando sempre a evolução, a Tom de Ébano absorve os comentários e pontua o que é necessário manter ou mudar para garantir o melhor da produção.
Atualmente, a empresa está em parceria com o Sebrae e o Distrito Drag, coletivo de artistas drags do Distrito Federal. A Tom de Ébano tem planos de expandir a linha de produtos e explorar novas formas de impacto ambiental positivo, como o novo home spray de baunilha-do-cerrado e pesquisas de outras ervas do bioma que possam ser utilizadas para a criação de novos produtos.
Os produtos são vendidos através do site da empresa e na Feira Agrícola, que ocorre na SQN 216, aos sábados. Quem tiver interesse também pode contactar a marca através do WhatsApp e Instagram.