MEC abre período de indicação de escolas para Política de Inovação Educação Conectada

Os valores que as escolas elegíveis vão receber serão calculados com base na faixa de matrículas na educação básica do Censo Escolar do ano passado.

Maximus José Lavers Hernández

Postado em 10/06/2025

O Ministério da Educação (MEC) iniciou o prazo para que as escolas se candidatem à Política de Inovação Educação Conectada (Piec) em 2025. As redes de ensino municipais e estaduais podem indicar suas instituições via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). O objetivo da Piec é destinar recursos financeiros para a educação básica.

As diretrizes para este novo ciclo foram estabelecidas por meio de portaria da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), publicada no Diário Oficial da União. A Piec integra as ações da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), visando garantir conectividade de qualidade para uso pedagógico e administrativo em todas as escolas públicas da educação básica.

Os fundos devem ser utilizados prioritariamente para: contratação de internet, implementação de infraestrutura para distribuição do sinal Wi-Fi na escola, e aquisição ou locação de dispositivos eletrônicos e recursos educacionais digitais. É importante notar que não são permitidas compras de impressoras multifuncionais, caixas de som, microfones ou kits de robótica.

A Piec integra as ações da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), visando garantir conectividade de qualidade para uso pedagógico e administrativo em todas as escolas públicas da educação básica. (Crédito: Pexels)

Gláucia Mylena Almeida Castro é professora de matemática do Centro Educacional Zumbi dos Palmares em São Sebastião. Ela fala sobre a importância de políticas como a Piec. “Nós vivemos numa sociedade totalmente conectada, e os alunos costumam se interessar por isso. Acredito que trazer a tecnologia para o ambiente escolar aproxima o aluno desse lugar, e permite a nós, professores, a buscar novas formas de ensinar um mesmo conteúdo, trazendo coisas que estão presentes no dia a dia dos estudantes”.

Ela ainda informa que não tem computadores e nem Wi-Fi disponível para os alunos. Já os professores usam seus computadores pessoais. Fornecidos pela instituição são apenas os computadores da direção e da secretaria da escola.

Padrões

Na Escola Municipal Kelly Susan Santos em Luziânia é possível observar um padrão parecido. Segundo a professora do terceiro ano Brenda Souza de Noronha, a realidade não é satisfatória para os docentes de escolas públicas. “Aqui não tem nada. Os alunos não fazem dinâmicas educacionais com tecnologia porque simplesmente não existem meios para que isso aconteça”. Ela acrescentou para a reportagem que a notícia de que o Ministério da Educação abriu o período de indicação de escolas para Política de Inovação Educação Conectada não havia chegado aos entendimentos da entidade.