Sindicato dos psicólogos e psicólogas volta à ativa

Deputada Érika Kokay destaca a importância da entidade na defesa da categoria

Ana Carolina Magela

Postado em 28/05/2025

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF), psicóloga de formação, protagonizou um momento significativo ao se tornar a primeira afiliada do Sindicato dos Psicólogos e Psicólogas do Distrito Federal (SindPsi-DF) em sua fase de reativação. A filiação foi formalizada em um piquenique no Eixão do Lazer, onde os profissionais da área podiam se filiar e celebrar a retomada do sindicato.

O Sindpsi-DF atua principalmente na proteção e no fortalecimento da psicologia. Foca na defesa dos direitos e interesses dos profissionais, na melhoria das condições de trabalho, no bem-estar da sociedade e na consolidação da psicologia como uma ciência e profissão de relevância.

“Estamos estruturando uma nova campanha de refiliação”, explicou Tamara Levy, diretora do sindicato. A entidade passou muito tempo desativado e o retorno teve o auxílio de outras entidades sindicais, como o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (SINPRO). O investimento no processo, tanto humano quanto financeiro, veio de doações de pessoas e do movimento sindical, em grande parte do SINPRO. “Hoje o sindicato tem a capacidade de ter autonomia financeira e de pessoal. Estamos refiliando a base com esse novo momento de fortalecimento”, explica Tamara.

Poucas pessoas se filiaram no dia do piquenique sindical, mas todos foram muito importantes para o momento histórico. Tamara também ressaltou que a filiação da deputada Erika Kokay foi inusitada, mas crucial. “A Kokay acompanhou todo o processo de reestruturação do sindicato; é uma figura importante na história do Sindpsi-DF”, acrescentou.

Tatiana explicou também que o sindicato espera a adesão da base. “Esperamos que a entidade sindical tenha uma participação ativa. É o que esperamos e precisamos”.

Print do perfil de Instagram do Sindicato

Erika Kokay ressaltou a importância da organização para enfrentar os desafios da área. “Cabe ao sindicato a defesa dos direitos dos psicólogos e psicólogas mais imediatos e também dos direitos históricos da própria categoria”.

A deputada tem uma trajetória marcada pela atuação no movimento sindical quando, em 1982, lutou pelo direito à sindicalização dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal. “Sempre defendi as entidades de classe, vendo a importância do movimento sindical como forma de dar respostas coletivas aos problemas que acometem a categoria”, declarou a deputada.

Deputada Erika Kokay. Foto: Ana Carolina Magela

Para Kokay, a atuação do sindicato vai além da luta por interesses específicos da profissão. Ela enfatizou a necessidade da humanidade se expressar no mundo do trabalho e que os profissionais tenham a liberdade de ser o que são. 

A deputada celebra a retomada da entidade, e a importância de reafirmar os direitos específicos dos psicólogos e psicólogas, uma categoria com muitos profissionais liberais e, por vezes, dispersa. “Faço o que depender de mim para fortalecer uma entidade de classe, para defender os direitos dos psicólogos e psicólogas, mas também os direitos do conjunto da sociedade”, concluiu a deputada.