Café em Águas Claras traz a cultura japonesa para Brasília
Sola Coffee foca na elegância do estilo Japandi, inspiração japonesa e escandinava
Postado em 18/06/2025
A cultura asiática é uma febre pelo país e em Brasília não é diferente. O “Sola Coffee” é o primeiro café da capital focado no estilo japonês e vem atraindo a atenção dos brasilienses. O café fica localizado em Águas Claras, perto da estação de metrô.
Isa Matsubara administradora e responsável pela marca Sola conta que a estética do café é minimalista. “Utilizamos o estilo Japandi, que une o escandinavo e o japonês, trazendo espaços calmos e aconchegantes”.
A motivação para a escolha da decoração do ambiente veio por influência familiar. “Fomos estudando e nos aprofundando no que seria um ambiente que se encaixasse no nosso gosto”, diz Isa. Também incluíram na estética o “Wabi-sabi”, uma filosofia japonesa que valoriza a beleza da imperfeição, da transitoriedade e da simplicidade. No português, “wabi” significa rusticidade e simplicidade, enquanto “sabi” remete à beleza do tempo e do desgaste.
Muitos elementos são feitos de cerâmica, como as xícaras. E para compor o ambiente, a iluminação é uma parte importante. “Queríamos que fosse acolhedor, então optamos por usar iluminação mais “amarelada” o que também é bem comum em cafés asiáticos”. Na cultura japonesa existem alguns princípios que usados como base: “o “wa kei sei jaku”, que significa harmonia, respeito, pureza e tranquilidade”, conta a supervisora. “É algo muito utilizado na realização de cerimônias do chá no Japão”, acrescenta.

Isa quer que seus clientes se sintam imersos em uma nova cultura. “Que tenham o discernimento que ali é um ambiente diferente do convencional”. E não somente o ambiente: o cardápio, o logotipo e as embalagens foram pensadas para conversarem entre si, trazendo a ideia do minimalismo.
O “Sola Coffee” inaugurou recentemente. Sarah Rodrigues esteve lá no dia da abertura. “Achei bonito e elegante”, elogia. Para ela, o espaço é chique, mas não como alguns locais onde você tem medo de entrar. “Eu poderia passar bastante tempo lá, pois o ambiente é aconchegante e faz a pessoa se sentir confortável”, completa.
Ela também achou interessante fazer seus pedidos pelo totem e que logotipo, cardápio e embalagens eram customizados. “Até o copinho de café de isopor era personalizado”, comenta.
