Confira os benefícios dos óleos essenciais e saiba tudo sobre a aromaterapia

O tratamento tem chamado a atenção de pessoas que querem cuidar do corpo e da mente com opções mais naturais

Vitórian Tito

Postado em 06/11/2021

A aromaterapia é uma prática terapêutica que alia substâncias de origem vegetal a partir de óleos essenciais para atuar em tratamentos benéficos para a saúde. Muito longe do charlatanismo, a terapia foi reconhecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como uma das Práticas Integrativas Complementares (PICS) e auxilia em diferentes tipos de casos, desde lesões na pele até sintomas como ansiedade e depressão. 

Os óleos essenciais são obtidos da extração de flores, folhas, raízes, sementes ou frutos e oferecem o poder das propriedades naturais para restabelecer o equilíbrio do corpo, prevenir doenças e tratar quadros crônicos como medida paliativa. Assim, as propriedades curativas abrangem um leque de possibilidades: podem acalmar, estimular, aliviar dores, combater infecções, equilibrar disfunções emocionais, diminuir o estresse, aumentar a energia, auxiliar na concentração e até atuar diretamente na libido.

A aromaterapeuta Katia Machado indica os óleos para tratar diversos sintomas, especialmente os emocionais. “Cada óleo é direcionado para um tipo de doença ou comportamento, mas de forma geral pode ser usado sozinho ou como aliado de medicamentos para auxiliar na saúde e bem-estar”, conta. 

Ela explica que são diversas formas de utilização: é possível passar localmente em uma área do corpo a partir do uso tópico, colocar em difusores para estimular tranquilidade nos ambientes por meio dos aromas e até mesmo pingar gotas do óleo escolhido em colares especiais para carregar durante o dia. “É claro que o resultado não acontece do dia pra noite. É um tratamento, então tem que fazer o uso por algum tempo até sentir a melhora dos sintomas, mas é uma terapia indicada para quem busca resultados satisfatórios com opções naturais”, diz. 

A estudante Isadora Silva, 22 anos, conheceu a aromaterapia há 2 anos em uma feirinha local e começou a usar óleos essenciais como aliados do tratamento psicológico que fazia na época. “Eu queria encontrar uma forma mais natural de me aterrar dentro mim e encontrar paz, principalmente em momentos de crise de ansiedade e de muita alegria, porque associava os momentos de alegria aos momentos de ansiedade”, relata.

A partir disso, Isadora começou a terapia com o óleo essencial de lavanda para tratar a ansiedade e, com o tempo, foi conhecendo os benefícios de outros aromas. Hoje, a estudante tem um óleo específico para cada situação da vida. “Senti que me traz mais calma, controle da respiração e desaceleração do corpo”. 

Conheça os benefícios de alguns óleos essenciais:

Lavanda

Queridinho no combate ao estresse, ansiedade e depressão, o óleo essencial de lavanda atua no relaxamento de nervos e músculos e é grande aliado na promoção de noites bem dormidas. Em casa, também pode ser usado para desinfetar superfícies.

Hortelã

O aroma intenso e o poder analgésico da hortelã ajudam a descongestionar vias nasais e aliviar dores musculares. É excelente no combate de sintomas como dores de cabeça, asma, bronquite, rinite não-alérgica, enjoos e cólicas. 

Gerânio

Com propriedades bactericidas, antioxidantes e anti-inflamatórias, o óleo de gerânio é a escolha número um quando o assunto é equilíbrio dos hormônios femininos e combate aos sintomas de tensão pré-menstrual e menopausa. 

Melaleuca

O óleo de melaleuca é indicado para tratamento de feridas na pele, como cortes ou queimaduras, e ajuda a melhorar o sistema imunológico e cicatrizar feridas. Além disso, é aliado no tratamento de acnes, unhas e problemas no couro cabeludo. Em casa, pode ser usado no chuveiro após o banho para evitar mofo. 

Ylang ylang

Óleo afrodisíaco que atua no sistema nervoso, o ylang ylang aumenta a libido de homens e mulheres e tem influência direta no humor e prazer. Com aroma doce e suave, também ajuda a aliviar a tensão e a ansiedade.