Casa Park inaugura complexo cultural para o público de Brasília

Entre galerias de arte e novas lojas, como a Livraria da Travessa, o shopping oferece um programa cultural que permite experienciar todos os novos espaços do complexo

Ana Morbach

Postado em 06/12/2021

O shopping Casa Park inaugurou um novo complexo ao público composto por lançamento de livros, exposição de artistas de Brasília, música, gastronomia e cafés especiais. Trazendo para Brasília unidades da Livraria da Travessa, do Acervo Café e da adega Vinalla Vinhos, além do Centro Cultural e da reabertura da Galeria de Arte do local, o shopping proporcionou um evento de abertura nos dias 26/11 e 27/11.

Contando com a participação de autores, artistas e os profissionais responsáveis pelo novo local, a inauguração, dividida em duas etapas, começou na sexta-feira em um estilo soft-opening, com público específico e reservado. Já no sábado, o ambiente foi disponibilizado para apreciação do público externo.

Nas palavras de Luiz Alberto Osório, assessor de imprensa do Casapark, os novos locais eram muito aguardados pela população do Distrito Federal, não somente pelo consumo mas, também, pela carga cultural. “A chegada da Livraria da Travessa e a reabertura da Galeria Casa, um projeto que o shopping iniciou em 2019 e que retorna agora com uma mostra importante no cenário nacional e jovens talentos em início de carreira, claro, criam muitas expectativas e certamente vão se somar a outras importantes iniciativas da cena cultural da cidade”, revela o assessor.

Culturalmente falando

Iniciada há 2 anos e tendo que fechar as portas por conta da pandemia, a Galeria Casa está agora em funcionamento com a mostra coletiva “Coleção Casapark de Arte Contemporânea / Múltiplos”. Como artistas principais, a exposição apresenta o trabalho de Adriana Vignoli, Helena Lopes, Lino Valente, Matias Mesquita e Zuleika de Souza. 

De acordo com o curador da galeria, professor Carlos Silva, além das obras principais, o objetivo era oferecer obras de artistas que dialogavam entre si. Dessa forma, compondo uma equipe de 10 artistas no geral, a arte dos profissionais convidados José Roberto Bassul, Luciana Paiva, Rafael Marques, Valéria Pena-Costa e Alice Lara também está sendo apresentada.

Em cartaz até 26 de dezembro, a galeria fica dentro da Livraria da Travessa, funcionando com visitação de terça a sábado, das 13h às 22h, e domingo, das 14h às 20h. Entre diferentes linguagens, é possível encontrar desenhos, pinturas, gravuras e fotografias. Nas palavras de Carlos, a exposição é um marco diferencial na cidade. “Vejo que trazer esse frescor de arte e cultura para a cidade vai ser muito importante depois desse período de pandemia. A galeria está lá para ser apreciada, mas também para ajudar a refletir e a ver pelo que passamos”, comenta.

Obras da “Coleção CasaPark de Arte Contemporânea – Múltiplos 1”. Artistas, da esquerda para direita: Helena Lopes, Adriana Vignoli, Lino Valente, Zuleika de Souza e Matias Mesquita/ Foto: Arquivo Pessoal

Livraria da Travessa 

Também em busca de oferecer uma experiência diferente ao público, a primeira unidade da Livraria da Travessa no DF está com grandes expectativas para a cidade. Segundo Augusta Magalhães, gerente da livraria no shopping Leblon do Rio de Janeiro, mas com grande participação na inauguração da cidade, Brasília, assim como outros estados, se encontra em uma carência de livrarias físicas por inúmeros motivos, e, por isso, a Livraria da Travessa veio para auxiliar a cidade e fazer o diferencial. 

 “Com toda a diversidade cultural de Brasília, com certeza a livraria vai fazer uma diferença. Nós queremos sempre dar ao cliente uma experiência acolhedora e confortável, por isso que a integração de locais no Casa Park foi positiva, pois permite que o leitor possa apreciar tudo ao mesmo tempo de uma forma leve”.

Trabalhando com “livreiros”, termo usado pela equipe da livraria para os consultores e vendedores, o objetivo é fazer com que o cliente alcance o livro e as histórias que está buscando e saia com conhecimento sobre o seu interesse. Para Augusta, a experiência vai além de só vender um livro.

A Livraria da Travessa possui unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Lisboa/ Foto: Arquivo Pessoal

Na prática

Para Maryana Marques, estudante de 20 anos, ir ao complexo foi uma experiência positiva visto que é possível tomar um café enquanto lê e, simultaneamente, observar a galeria apreciando o trabalho dos artistas. Afirmando que o complexo ajuda tanto o shopping quanto a cidade quando o assunto é abraçar a cultura, Maryana fala que conhecer o ambiente é mais do que fazer um simples passeio. 

“A proposta do local é muito diferente justamente por conta dessa interação com o Acervo Café, com a Galeria Casa e os outros ambientes. Para quem gosta de ter a experiência completa culturalmente falando, o local é muito bom porque tem um espaço pensado para promover isso”, diz a estudante.

 A Galeria Casa foi inaugurada em 2019 e ficou aberta por aproximadamente 8 meses/ Foto: Arquivo Pessoal

Saiba mais sobre os horários do shopping no link: https://www.casapark.com.br/horarios/