Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil
Mostra faz parte do projeto Acolhidos, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR)
Postado em 10/09/2021
A mostra Acolhidos, do fotógrafo Antonello Veneri, faz parte do projeto Acolhidos, por meio do trabalho implementado há dois anos pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), organizações parceiras da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que visa apoiar a interiorização de refugiados e migrantes venezuelanos que estão em centros de acolhida, em Boa Vista (RR), para outras cidades brasileiras, onde há oportunidades de trabalho.
O trajeto percorrido por essas famílias, desde sua chegada ao Brasil até a conquista de sua autonomia, foi acompanhado por Veneri, que cruzou a fronteira com a Venezuela, e atravessou o Brasil, parando em cidades do Centro-Oeste e do Sul do país.
A exposição está no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, do dia 30 de setembro a 14 de novembro, com entrada gratuita e prevê todos os protocolos de segurança e controle preventivos à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório.
“Eu adorei essa exposição, a forma que o artista colocou as fotos e realmente contam as histórias dessas pessoas, e como eles são recebidos, acolhidos e protegidos’’ comenta a aposentada, Maria Ofelia de Oliveira.
A exposição foi dividida em 4 áreas denominadas: acolher,proteger, promover e integrar. Para essa divisão foi levada em consideração as seguintes fases:
ACOLHER as pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela que chegam na fronteira;
PROTEGER as pessoas e cuidar delas;
PROMOVER o crescimento e a dignidade das pessoas;
INTEGRAR as pessoas na sociedade, de forma autônoma e responsável por meio do trabalho.
O projeto
O projeto Acolhidos conta com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA e é financiado pelo Bureau de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos, com o objetivo de fortalecer as ações da Operação Acolhida; força-tarefa humanitária liderada pelo Governo Federal, em resposta à crise humanitária instaurada na Venezuela. A iniciativa é apoiada pela da Casa Civil da Presidência da República, pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e por entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.