Unhas artificiais podem causar infecções e danos à matriz da unha

A estética harmoniosa que as unhas de gel proporcionam pode ser um problema a curto prazo para a saúde das unhas naturais

Thalya Cunha

Postado em 05/05/2022

Existem vários nomes para as unhas artificiais, procedimento de extensão das unhas naturais: de gel, fibra de vidro, porcelana e por aí vai. Celebridades como Luísa Sonza, as irmãs Kardashian, e Cardi B costumam chamar atenção com relação ao comprimento das unhas. Mas será que esse procedimento é seguro? Quais são os problemas que podem causar às unhas naturais?

A dermatologista, Letícia Marra explica que unhas que tiveram trauma ou que ficaram expostas ao ambiente quente e úmido tem mais chances causar de causar infecções. “O uso de materiais de manicure e pedicure que não tiveram a esterilização adequada pode causar infecções nas unhas”, diz ela. O professor de biologia da American University, Jeffrey Kaplan, disse em entrevista ao USA Today que existem estudos que encontraram cerca de 32 bactérias e 28 fungos diferentes embaixo das unhas e que quanto maior a superfície, maior será a aderência de microrganismos.

A podóloga Lindalva Carvalho recomenda que a cliente faça a unha e as manutenções de forma correta, mas deixe um período sem intervenções. Ela afirma que muitas das infecções podem acontecer por conta da longa exposição ao uso do gel. “Ficar constantemente com o gel causa essa proliferação de bactérias, por isso muitas pessoas podem ter problemas”, explica a podóloga.

De acordo com a Letícia Marra, o uso das unhas artificiais pode deixar o leito ungueal (região que se localiza abaixo da unha e prende a unha ao dedo), logo é uma região mais exposta os fungos, sem adequada ventilação e, se houver infiltrações, pode causar fungos e bactérias por conta da umidade.

Formas de tratamento

Beatriz Silva, que colocou unhas de gel em 2018, precisou retirá-las por conta de uma infiltração que ocorreu. “Ao redor do meu dedo começou a inflamar, ficou vermelho, quente e com pus. Precisei retirar com urgência pois poderia piorar”. A manicure Juliana França, que possui mais de 21 especializações em alongamento de unhas e biossegurança, recomenda que a retirada das unhas seja feita por um profissional e não em casa, para não causar danos à matriz ungueal, que é a base da unha e por onde ela cresce.

A manicure recomenda que sempre passe uma escovinha por debaixo da unha para higienizar. | Arquivo pessaol Juliana França

A unha de Beatriz foi acometida pelo paroníquia, que é quando a borda da unha infecciona e causa inchaço, vermelhidão e produz uma secreção amarelada. Nesses casos as unhas precisam ser retiradas e tratadas. A podóloga faz o tratamento com antimicótico, drena o pus e em seguida aplica o laser. Em alguns casos, geralmente quando a cliente deixa de fazer as manutenções de maneira correta, ao retirar o gel, a unha está fraca e desmineralizada, e o tratamento para esses casos é aplicar o laser azul de metileno. “A unha fica fraca e sem vida. A cliente precisa ficar sem a unha de gel por um bom período”, explica Lindalva.

Para a entrega de um bom trabalho na aplicação do gel ou da fibra, métodos utilizados pela manicure, ela leva cerca de duas horas e acrescenta que a parte mais complicada durante o processo são clientes que possuem as unhas roídas, pois são mais delicadas. Ela ressalta que só realiza a aplicação em pessoas acima de 16 anos, que não sejam portadores de diabetes tipo 3 ou que não tenham fungos na unha.

A manicure Juliana ressalta que para a entrega de um bom trabalho é necessário se qualificar. | Arquivo pessoal da Juliana.

A dermatologista ressalta que unha não respira, por isso o uso constante de esmaltes e unhas artificiais pode causar acúmulo de substâncias tóxicas, tornando aquela região frágil.