A morte tem medo de cara feia: as caretas de Zimar

Museu Nacional abre exposição de artista maranhense indicado ao Prêmio Pipa 2023

Ana Carolina Marques

Postado em 26/03/2024

A exposição ZIMAR apresenta as fascinantes caretas do cazumbá, figura do Bumba Meu Boi do Maranhão, confeccionadas pelo artista Eusimar Meireles, também conhecido como Zimar. Inaugurada no Museu Nacional da República em 7 de março, a mostra permanecerá em exibição até 9 de junho. São 65 caretas produzidas e peças como capacetes, cano de PVC, pára-lamas de moto, peças de ventilador e pneus de bicicletas são alguns dos artefatos usados pelo artesão.

Desde sua primeira escultura em madeira até as criações mais refinadas de hoje, Zimar é reconhecido como um mestre na arte das caretas do cazumbá, uma das figuras mais emblemáticas do folclore maranhense. “O Cazumbá, pra mim, é a figura mais importante da boiada”.

Criadas com paixão e devoção, suas caretas são verdadeiras obras-primas que desafiam a tradição e encantam pela imaginação. A partir de materiais reciclados, Zimar dá vida a essas figuras assustadoras, combinando habilidades técnicas com uma visão artística única.

Capacetes, cano de PVC, pára-lamas e pneus de bicicletas são alguns dos artefatos usados pelo artista. Foto: Ana Carolina Marques

Em 2011, Zimar enfrentou desafios quando sofreu um AVC, que o deixou sem poder trabalhar por quatro anos. “Quando eu peguei o AVC, foi difícil. Minha mão, eu sinto que um lado é meio esquecido”. No entanto, Zimar encontrou uma nova forma de expressão ao começar a trabalhar com capacetes de moto, adaptando seu processo criativo às novas circunstâncias.

Ao longo dos anos, Zimar desenvolveu uma técnica incorporando materiais como isopor, panelas de alumínio e até mesmo escovas de dentes em suas criações. “O capacete quando eu boto para moderar no fogo já vai fazendo logo a feição, mas só vou moderando com o dedinho, com cuidado, porque eu queimo às vezes os dedos”, explica.

Zimar foi indicado ao Prêmio Pipa, uma importante honraria no cenário das artes visuais brasileiras, reconhecendo sua contribuição para o mundo da arte. A exposição no Museu Nacional da República é um testemunho de sua habilidade e criatividade, destacando a interseção entre arte, sustentabilidade e criatividade.

Para o Museu, a exposição “ZIMAR” representa não apenas uma oportunidade de celebrar a cultura popular maranhense, mas também de promover parcerias institucionais que fortalecem as artes e a cultura visual. “A cultura é uma parte essencial da identidade nacional, e é com grande alegria que abrimos espaço para manifestações culturais diversas”, afirma Sara Seilert, gerente do Museu Nacional da República.

A expressão da cultura maranhense 

O Bumba Meu Boi do Maranhão é uma manifestação cultural rica e diversificada, enraizada na tradição e na religiosidade do povo maranhense. Dentro desse contexto, o cazumbá se destaca como um dos personagens mais emblemáticos, representando não apenas o folclore local, mas também as nuances da vida e da morte.

O personagem media entre o humano e o sobrenatural, enquanto encanta e assusta o público com suas caretas horripilantes. “A morte tem medo de cara feia!”, declara mestre Zimar, ressaltando a importância simbólica das caretas no contexto das festividades do Bumba Meu Boi.

Com suas caretas feitas de materiais reciclados, Zimar dá uma nova vida a essa figura lendária, desafiando as convenções e explorando novas possibilidades criativas. Sua exposição no Museu Nacional da República é uma homenagem à tradição e à inovação, destacando o papel vital da arte na preservação da cultura popular.