Feira de Empreendedorismo Feminino é realizada mensalmente no Gama

Mulheres em situação de vulnerabilidade encontram uma nova forma de renda

Mariana Saraiva

Postado em 29/11/2021

A feira oferece artesanatos, brechó, bazar, acessórios, moda feminina, produtos de beleza, plantas, gastronomia e outras variedades. O Instituto Social Fonte de Luz, idealizador do projeto, ajuda mulheres em situação de vulnerabilidade social e familiar, oferecendo de forma gratuita cursos de artesanato, estética e culinária, como forma de ensiná-las a produzirem algo que possa ser exposto na feira e conseguirem, assim, vender seu próprio produto.

Evento acontece em frente a administração do Gama.

Além de incentivar, a feira traz visibilidade para o trabalho delas e fomenta a economia da cidade, dando oportunidades. O projeto atualmente já passou por quatro edições, sendo um evento mensal e acontecendo em frente a administração regional do Gama. Conta com uma  programação que vai até o dia 18 de dezembro deste ano. Segundo a responsável pelo instituto, Eleny Correia, a bandeira da instituição é o emponderamento feminino, com foco na melhoria da qualidade de vida das mulheres cadastradas no instituto.

Normalmente participam cerca de 50 mulheres em cada edição da feira. Em uma conversa com Adriana Oliveira, expositora de um brechó no evento, ela conta: “ Eu saía do evento e ia direto comprar comida e o gás”. A feira também deu a Adriana a oportunidade de trocar o óculos de sua filha, que já estava vencido. Ela se emociona ao contar sobre essa conquista. As expositoras explicam que o projeto se tornou uma rede de amigas, que se apoiam e se ajudam, se encontram semanalmente, jogam conversa fora, trocam experiências e aprendem juntas.  

FONTE DE LUZ PARA O EMPODERAMENTO FEMININO 

O Instituto Social Fonte de Luz fica localizado na Escola Classe 7 do Gama, e foi fundado em 2018, não tem fins lucrativos. Atualmente tem se mantido por meio de voluntários e doações. Além dos cursos também oferece ajuda psicológica e palestras. “Muitas delas não sabiam fazer nada antes dos cursos”, conta Mara Neiva, Coordenadora dos cursos de artesanato. Além de aprender algo novo, essas mulheres acabam encontrando oportunidade de trabalho, já que na feira pessoas fazem encomendas de artesanato.

No final do ano,  o Ministério do Turismo é contatado e as participantes dos cursos, com o apoio da coordenadora, solicitam o certificado de artesã. Em 2020, 20 mulheres conseguiram seu certificado, para assim poderem expor em feiras por todo o DF.