Sinpatinhas: pets ganham documento de identificação

O registro inclui informações sobre o animal e também sobre o tutor, o que facilita a comunicação no caso do pet se perder

Emanuely Araújo Santos

Postado em 19/05/2025

Em 24 horas, cerca de 28 mil animais foram registrados.

O Governo Federal lançou em abril o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), ferramenta que permite o registro de cães e gatos para proteger, ajudar e proporcionar o bem estar dos animais. Eles são registrados por ONG’s e tutores em um banco de dados nacional e recebem um documento de identificação.

Na credencial, está presente o nome, registro, data de nascimento, cor, naturalidade, espécie e sexo do animal, além de dados pessoais e contato do tutor. Além das informações, vem um QR Code que pode ser fixado na coleira, e, caso o animal se perca, qualquer pessoa pode ajudá-lo a voltar para casa. 

A importância do documento

Ana Beatriz Liberal, estudante de Medicina Veterinária na Uniceplac, explica a importância do documento. “Além de ser algo inovador no mercado, é uma forma de identificação única. Previne abandonos e facilita essa questão de animais perdidos”.

De acordo com o site Gov.br, o Brasil tem aproximadamente 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos, com cerca de 35% deles vivendo nas ruas ou abrigos. Um número alarmante que pode ser controlado com a iniciativa da documentação, além de promover o controle populacional e facilitar adoções responsáveis. 

Com o cadastro, os tutores são informados sobre campanhas de vacinação e alertas de cuidado. Ana Beatriz acredita que o registro pode contribuir para a redução de doenças. 

Um passo importante para os tutores

Além de proporcionar proteção para os animais, o documento também traz o sentimento de segurança para os tutores. “Sinto praticidade; em consultas, por exemplo, eu levava um documento enorme de quando ela nasceu, tipo uma “certidão”, agora apresento o documento online”, relata Letícia do Santos, estudante de jornalismo e tutora da Luli, cadela de oito anos. 

Para Maria Eduarda Bomfim, estudante de Farmácia e tutora do Abu, cão de 5 anos, o Sinpatinhas diminui as chances do cachorro dela desaparecer ou ficar perdido por muito tempo.

Yasmin Rajab, jornalista de cultura no Metrópoles, tem a mesma opinião. “Achei uma boa iniciativa do governo para dar mais visibilidade aos animais de estimação, além de ajudar a encontrar o pet em caso de desaparecimento”, conta

Para gerar o documento, basta acessar o link https://sinpatinhas.mma.gov.br/login . O registro é gratuito e prático de fazer. É importante ressaltar que o registro não é obrigatório.