Entenda a importância da educação ambiental

Ações de mobilização social, educação ambiental, capacitações e atividades escolares contribuem para a formação de cidadãos ativos na valorização do meio ambiente e na construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável

Yousefe Sipp

Postado em 08/11/2021

A educação ambiental é essencial para que as pessoas entendam melhor a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as gerações futuras. Valores sociais, competências, habilidades, métodos e conhecimentos são os pilares da educação ambiental.

Regida pela lei n.º 9795, a Política Nacional de Educação Ambiental de 27 de abril de 1999 engloba: conceito, objetivos, princípios, atuação e sua relação com a educação. “Art. 1º Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

Júlia Lima Adário, pós-graduanda e professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipac, explica a importância dos efeitos positivos que os aspectos ecológicos da vegetação urbana proporcionam ao desenvolvimento em sociedade. “Desenhos urbanos que tenham a infraestrutura verde como diretriz estabelecem uma conexão da cidade com elementos naturais, utilizando como ferramentas a arborização viária, distribuição equilibrada de áreas verdes, controle da impermeabilização do solo e drenagem de águas pluviais”, conta. 

Júlia também esclarece a eficácia direta que a urbanização verde tem para a população. “A importância da vegetação urbana vai muito além de cumprir funções sociais nos espaços livres. Estes locais são elementos articuladores para a qualidade ambiental das cidades, como um respiro em meio a densidade dos centros urbanos. Cabe-nos enfatizar a importância de se priorizar o planejamento urbano “sensível ao verde” ao compreender que este traçado tem como objetivo trazer maior qualificação ambiental e de vida aos habitantes da cidade”,  esclarece a arquiteta.

Centro referência em educação ambiental 

A Unidade de Educação Ambiental (EDUC) é responsável por desenvolver e executar os programas e projetos de educação ambiental do Brasília Ambiental. As ações desenvolvidas por essa unidade são direcionadas para atender diferentes públicos das regiões do Distrito Federal, no sentido da construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à proteção, conservação e ao uso sustentável do meio ambiente. Assim, o objetivo do EDUC é promover a mobilização social e a visitação qualificada das áreas protegidas do DF, bem como inserir a educação ambiental nos processos de licenciamento e fiscalização ambiental.

Ação educacional realizada pelo programa Brasília Ambiental Foto: Arquivo Pessoal

A sensibilização e responsabilidade ambiental também estão presentes por meio de ações de mobilização social, educação ambiental, capacitações e atividades escolares, contribuindo para a formação de cidadãos ativos na valorização do meio ambiente e na construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável.

Mariana Ferreira dos Anjos, analista de atividades do meio ambiente e trabalho na Unidade de Educação Ambiental, comenta  a aderência  da população nos programas desenvolvidos pelo instituto. “Nossos programas e projetos são bem diversificados e procuram atender toda população do DF que é bem engajada, participa de todos os projetos. E nossas publicações, vídeos e ações disponíveis no site e redes sociais ampliam ainda mais nosso alcance em públicos além do DF, em prol construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à proteção, conservação e ao uso sustentável do meio ambiente”, conta Mariana.