Profissões podem se tornar obsoletas devido ao avanço da tecnologia

Quase 54 milhões de postos de trabalho no Brasil podem ser extintos pela automação

Leonardo Ramos de Moraes

Postado em 09/04/2022

O rápido avanço tecnológico decorrente da terceira revolução industrial acarreta problemas para profissionais de diversas áreas. Sistemas complexos, máquinas rebuscadas e, principalmente, as oportunidades oferecidas pela internet, estão tornando obsoletas diversas profissões tradicionais .

De acordo com uma pesquisa disponível no site de consultoria mckinsey.com, 45% dos empregos dos Estados Unidos têm o potencial de ser automatizados com o uso de tecnologias já existentes. Em outro estudo, o site aponta que quase 54 milhões de postos de trabalho no Brasil podem ser extintos pela automação. Mesmo com uma probabilidade duvidosa de todas essas profissões serem efetivamente trocadas por ferramentas inovadoras, este dado, ainda assim, é bastante assustador.

A ex-telefonista de 62 anos, Mayra Gonçalves afirma que sua profissão, aos poucos, foi perdendo espaço, até chegar a um ponto em que foi dispensada. “Antigamente, as ligações telefônicas não eram diretas, as pessoas ligavam para nós (telefonistas) e a gente repassava para outras pessoas. Esse processo foi automatizado e minha profissão foi extinta”. Ela disse, também, que: “Há anos, o ascensorista que trabalhava no prédio do meu escritório sumiu. Ali, comecei a pensar que meu emprego desaparecer seria questão de tempo. Só aconteceu mais rápido do que eu esperava”.

Anderson Lopes, especialista em marketing digital, afirma que a internet, apesar de abrir muitas oportunidades, acaba fechando algumas portas que estavam abertas há muito tempo. “A internet foi uma invenção tão revolucionária e inovadora, que ao nos adaptarmos e nos acostumarmos com a sistematização dos processos, acabamos, infelizmente, substituindo certas profissões que se tornam irrelevantes ou passíveis de serem automatizadas.”

A administradora Lúcia Bandeira, que trabalha no setor de Gestão de Pessoas de um Tribunal Superior, diz que mesmo no serviço público já se percebe um crescimento na demanda por conhecimentos de tecnologia. “Os processos agora são todos digitais e isso mudou todo o funcionamento do Tribunal”.

Todo servidor tem que ser treinado para uso cada vez maior de sistemas de computação, e estes estão cada vez mais elaborados. O teletrabalho fez essa necessidade crescer exponencialmente. Além disso, muitos serviços vêm sendo automatizados. “Se essa é a realidade no serviço público, imagine o impacto no setor privado”, destaca Lúcia.