Parkour: esporte volta à grande mídia com representação em novela da Globo
A prática do esporte melhora a coordenação motora e a autoconfiança
Postado em 10/06/2022
Pela primeira vez nas novelas, Paulo Lessa vai interpretar um instrutor de parkour na nova novela da Globo Cara e Coragem, que estreou no fim de maio no horário das 19h. Com atuações de Paolla Oliveira e Marcelo Serrado, que vão encenar um casal de dublês, a novela promete muita ação e vai trazer como principal tema a coragem.
Coragem e parkour se relacionam diretamente, os atletas mais experientes do esporte são capazes de performar movimentos que para um iniciante seria de extremo perigo com a leveza e precisão necessária.
Parkour, do francês parcours, que significa percurso, é um esporte de movimentação corporal em que a pessoa vai de um ponto a outro da maneira mais criativa possível, com saltos, giros, piruetas e rolamentos. É um esporte muito usado por dublês de filmes de luta e ação como os filmes de Jackie Chan e James Bond, que são grandes referências no parkour para o grande público.
A prática do parkour é benéfica como outros esportes, incentivando a socialização e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade que tenham força de vontade e um par de tênis. É um esporte simples de praticar e se encontrar com os amigos para tentar subir um muro alto, tentar pular uma piscina ou até mesmo andar se equilibrando em um corrimão. Movimentos desafiadores que fazem a pessoa estar sempre buscando o auto-aperfeiçoamento.
A representação na novela foi bem recebida pela comunidade do parkour. “Acredito que se bem representado a procura pela prática aumentará e todos serão beneficiados”, diz Danilo Reis, professor de parkour e praticante do esporte há 14 anos.
O parkour pode ajudar de diversas formas. O exercício de escalar lugares e fazer longos pulos causa o fortalecimento de músculos importantes do abdômen, membros superiores e inferiores.
“O Parkour tem alguns diferenciais, além de ser uma prática completa, que trabalha sempre o corpo todo, também é desenvolvido a parte mental. O praticante aprende a ganhar confiança nas sua habilidades e técnicas e consegue lidar com o medo de forma segura”, afirma o professor.
Entre outros benefícios:
- Bem-estar, elevando os níveis de dopamina, endorfina e serotonina;
- Controle do corpo,
- Melhora o sistema cardiorrespiratório,
- Flexibilidade,
- Conhecer os próprios limites,
- Controla os níveis de glicose no sangue,
- Ajuda no tratamento de vertigem, estresse, ansiedade e fobias.