Da mesa para a lousa: método de Hugo Calderano agora em Brasília
Técnica do atleta olímpico impulsiona o sucesso acadêmico dos alunos
Postado em 04/05/2024
A prática regular de exercícios físicos é essencial para promover a saúde e o bem-estar das pessoas. Na escola, a participação em atividades esportivas não apenas aprimora a capacidade de concentração e foco, mas também estimula habilidades cognitivas e motoras, enquanto cultiva valores como disciplina, resiliência e trabalho em equipe. Com o objetivo de popularizar o tênis de mesa no Brasil, o medalhista olímpico Hugo Calderano introduz, pela primeira vez em uma escola de Brasília, o Método Hugo Calderano (MHC), baseado em sua vasta experiência de quase duas décadas no esporte.
Essa parceria foi estabelecida com a Escola Eleva Brasília, parte do Inspired Educacional Group. A escola já oferecia o tênis de mesa em seu programa, e agora observa a expertise das técnicas de Calderano para aprimorar ainda mais essa modalidade. De acordo com Bianca Ferro, professora de educação física e psicomotricista da Escola Eleva Brasília, o esporte Apode exercer uma influência notável no crescimento emocional e social das crianças. “O esporte ensina habilidades de trabalho em equipe, respeito pelos outros, autocontrole e habilidades de comunicação. Além disso, promove a autoconfiança, o gerenciamento do estresse e a resiliência diante de desafios”, explica a professora.
Das quadras às salas de aula
Um estudo recente conduzido por neurocientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, destaca a relevância da atividade física na rotina de crianças e adolescentes, revelando que aquelas que se engajam em práticas esportivas com regularidade apresentam um desempenho escolar 20% superior em comparação aos alunos sedentários. Nessa perspectiva, a estreia do MHC na Escola Eleva se demonstra um sucesso, conquistando alunos e evidenciando talentos. O estudante Arthur Cerioli está entre os destaques da instituição, com apenas 10 anos de idade.
O futuro mesatenista já acumula em seu currículo títulos como uma medalha de ouro e duas de bronze no 57º Torneio da Academia FitPong de Tênis de Mesa, nas categorias Rating Recreativo e Kids, além da medalha de prata na primeira Copa Comodoro de Tênis de Mesa. “É muito legal poder praticar na escola com a metodologia criada por um atleta que já foi o número 3 do mundo e tem tantos títulos. Acho que isso incentiva o esporte na escola”, afirma Cerioli.
Segundo o diretor da escola, Lucas Garcia, a implementação da metodologia tem como objetivo não apenas formar novos talentos no tênis de mesa, mas também proporcionar um crescimento pessoal e esportivo aos alunos. “A Escola Eleva Brasília é pioneira em adotar a metodologia do Hugo Calderano. Isso vai além de incentivar os alunos a praticarem esse esporte olímpico, mas conversa diretamente com nossos valores como disciplina, resiliência e trabalho em equipe, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes”, Garcia destaca.
O esporte assume um papel vital no desenvolvimento das crianças, seja dentro das quadras ou nos corredores das escolas. Incentivar a prática esportiva é como semear as bases das futuras gerações, fomentando não apenas o talento atlético, mas também a formação de indivíduos resilientes e completos.