Polo Tecnológico BioTIC é um marco para a inovação e desenvolvimento em Brasília
A BioTIC S.A. é uma subsidiária integral da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal – Terracap criada para a implantação do Parque Tecnológico de Brasília – BIOTIC, com o objetivo de cuidar da gestão, controle e estruturação do empreendimento
Postado em 23/04/2024
O Polo Tecnológico de Brasília, também conhecido como BioTIC, é um marco no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Distrito Federal. Instituído pela Lei Complementar nº 923/2017, o BioTIC tem como foco a inovação em Biotecnologia e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Segundo a Terracap o polo tem uma área de 121,5409 hectares entre o Parque Nacional e a Granja do Torto; o BioTIC é projetado para ser um hub de desenvolvimento, atraindo diversas empresas, instituições de pesquisa e centros de inovação. Para essa finalidade, estão disponíveis 95,9 hectares de propriedade da Terracap, com possibilidade de expansão.
Em termos de investimentos, o BioTIC já anunciou a construção do polo World Trade Center (WTC) em Brasília, com um investimento inicial de 728 milhões. Já em relação ao número de empresas que podem se instalar no local, Segundo a BioTIC atualmente a cidade tecnológica já conta com 40 investidores, entre startups, empresas e órgãos públicos de inovação. No entanto, com a expansão planejada e os investimentos em andamento, o número de empresas no BioTIC deve aumentar significativamente nos próximos anos.
Economia, inovação e investimento
O BioTIC combina o conceito de Work, Live & Play (Trabalhar, Viver e Brincar) com infraestrutura completa para impulsionar soluções inovadoras e sustentáveis com centro de convenções, hotéis e praças de alimentação, estrategicamente localizado no centro do Brasil, com o objetivo de proporcionar a melhor integração entre governo, empresas e sociedade.
Além disso, o BioTIC já abriga várias iniciativas importantes, como o primeiro ambiente de teste permanente 5G no Brasil e o Escritório de Negócios da Huawei, o BRB Innovation Lab, o SebraeLAB, entre outros. Com essas características, o BioTIC tem o potencial para alavancar a matriz socioeconômica regional, gerando novos negócios e empregos de alta qualificação.
Este empreendimento promete elevar Brasília ao nível de elite entre as cidades do mundo todo, funcionando como um vetor para a renovação econômica, além de abrir portas para oportunidades de emprego e de colocar o Distrito Federal na perspectiva do comércio global, considerando que o BioTIC é um dos principais polos tecnológicos do país, espera-se que uma parcela significativa dessas vagas seja gerada neste polo.
César Teixeira, CEO de uma startup de Inteligência Artificial, expressou entusiasmo com a iniciativa. “Este é um grande passo para o setor de tecnologia de Brasília. Ter um espaço dedicado à inovação e pesquisa é crucial para o crescimento e desenvolvimento de startups como a nossa”.
O Polo Tecnológico de Brasília é um ambiente que promete ser um motor de crescimento e inovação para o Distrito Federal e para o Brasil com investimentos significativos e uma forte ênfase na inovação, com o potencial de gerar um grande número de empregos de alta qualificação e atrair um número crescente de empresas para a região.