Com nova linha, BRT Sul de Santa Maria gera mais conforto aos passageiros

Viagem é mais rápida, mas grande movimento em horários de pico ainda é motivo de queixa

Isabella Luciano

Postado em 24/03/2024

Nova Linha do BRT, a 2304 está transportando diariamente 500 passageiros
Foto: Isabella Luciano

As melhorias na estação do BRT de Santa Maria trouxeram conforto para passageiros e resolveram questões de acessibilidade com o novo percurso. Com novos ônibus, linhas e tempo de espera menor, passageiros confirmam os benefícios, mas ainda apontam algumas questões a serem resolvidas.

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob), cerca de 44 mil pessoas utilizam o terminal diariamente. Dessas, 500 estão utilizando a nova linha 2304, com percurso para o Núcleo Bandeirante e Guará I e II, o que permite que os passageiros tenham um deslocamento mais rápido, pois a linha passa pela faixa exclusiva do BRT. Agora, o tempo médio é de 40 minutos de viagem. 

Passageiros avaliam nova linha

A estudante de pedagogia Naomi Barbosa utiliza o terminal do BRT para ir ao trabalho todas as manhãs com destino ao SIA, e alguns dias ao Guará. Ela avalia como positiva a novidade. Moradora do Residencial Santos Dumont da Santa Maria, para chegar até o Guará, ela precisava pegar dois ônibus e terminar o percurso utilizando o metrô. “Com a nova opção, eu pega somente um até o terminal e o 2304.

Wallace David, que passou a utilizar a linha algumas vezes na semana, diz que o percurso é confortável e relativamente rápido. Ultimamente, ele está indo ao Guará para assuntos pessoais e não tem reclamações.

Já Litielly da Cunha, uma das pessoas que passaram a pegar o 2304 para o trabalho toda manhã, reconhece como ponto positivo a duração da viagem. “São apenas 30 minutos atualmente”. Porém, ela ainda preferia a antiga linha 0.258 pelo conforto de precisar pegar apenas um ônibus.

Outra queixa é o fato da linha estar cheia nos horários de pico. A superlotação dos circulares com destino ao terminal, ou que saem de lá, passou a ser um incômodo. A antiga linha transportava 360 usuários, o que revela um significativo aumento de quase 40% de novos passageiros para o mesmo destino, repercutindo diretamente no aumento de quem utiliza as linhas com o destino final sendo o Terminal de Santa Maria. 

Linhas disponíveis na estação de BRT
Foto: Isabella Luciano

O que diz a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF

Em resposta a superlotação dos circulares, a Semob ressalta a importância de destacar a criação da linha 3319 (Circular Santa Maria Norte / BRT), e a alteração do itinerário da 3318 (Estação BRT de Santa Maria/Expansão/Centro Olímpico) para atender aos moradores da Expansão e da região do Centro Olímpico de Santa Maria.

De acordo com a Secretaria, “essas duas linhas buscam otimizar as viagens circulares de Santa Maria, com trajetos mais curtos, o que reflete em um menor tempo de espera pelo passageiro e viagens mais confortáveis. Há ainda o reforço implantado na 3316 (Circular Avenida Alagados (100-200) / BRT Sul), que ganhou mais 15 viagens. Dessa forma, os moradores de Santa Maria contam agora com mais 31 novos horários nas linhas circulares, de um total de 798 programados para operar de segunda a sexta-feira nas 18 linhas circulares da região.”

Quando perguntada sobre novos percursos, a Semob informou que ainda não há previsão de ampliar linhas do BRT Sul, mas reforçou a construção do BRT eixo Oeste, que irá beneficiar regiões como Taguatinga e Ceilândia.