Aumenta procura por procedimentos estéticos

Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo

Giovanna Veloso Reis

Postado em 06/05/2022

Durante o período de pandemia, com as restrições impostas, as pessoas ficaram confinadas em casa, adotaram o home office e deixaram de se preocupar muito com a própria aparência. Mas isso não durou muito tempo. Nos últimos meses, com a vida voltando à normalidade, aumentou o cuidado com a saúde física e a procura por procedimentos estéticos.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) estima que todos os anos são realizados cerca de 1,5 milhão de procedimentos estéticos no Brasil. A volta à rotina provocou um aumento de 60% nas buscas por tratamentos estéticos nos últimos meses de 2021 em comparação ao ano de 2019. 

Antes e depois da pandemia

Antes da Covid-19, as pessoas às vezes não paravam para se olhar por tanto tempo por um determinado ângulo; e a chegada das videoconferências e videochamadas pode ter contribuído para esse fenômeno . “Conviver de forma solitária por um período tão grande e lidando com uma maior quantidade de tempo ocioso pode fazer uma pessoa notar coisas que naturalmente não fariam tanta diferença”, acredita a psicóloga Ana Claudia Leone.

Outro fator de influência seria a disponibilidade para a recuperação. Estando mais tempo em casa a pessoa teoricamente teria mais conforto para continuar seus afazeres de forma remota e se recuperar de uma cirurgia onde os processos requerem cuidados específicos. E também o maior consumo das redes sociais durante o isolamento, que pode agravar uma distorção da própria imagem, indica a cirurgiã plástica Isabella Lopes.

“Os filtros dos celulares nos aplicativos como o Instagram fazem com que principalmente as mulheres busquem procedimentos faciais, como preenchimentos e cirurgias. Voltar para o convívio social traz esse discurso de estar fisicamente agradável para que o outro te veja, o que gera uma necessidade individual de mudança”, afirma Isabella.

O padrão de beleza

Como conceito imposto de forma mais contundente sobre a mulher, o padrão de beleza é algo que faz parte da cultura da sociedade e engloba tanto a vestimenta quanto a aparência estética.

Ser profundamente influenciado e cercado por um padrão de beleza específico pode gerar consequências psicológicas complicadas, como depressão e ansiedade, desencadeando transtornos que podem se tornar crônicos. O cenário perfeito para o desenvolvimento dessas problemáticas pode ter sido o período de pandemia. Com a instalação de uma forte insegurança, privados do contato social e associados com a influência das redes sociais, tanto as mulheres quanto os homens buscam novas formas de aceitação que incluem sua mudança física para agradar o próximo, muitas vezes de forma repetida e desnecessária.

É sempre bom estar confortável dentro do próprio corpo, porém é necessário checar as causas do incômodo ao ponto de realizar um procedimento estético.

Algumas causas saudáveis para buscar um cirurgião plástico seriam:

  • Reconstruções por acidentes;
  • Correções que geram incômodo físico;
  • Melhoras na auto estima.