Artista da Ceilândia expõe obras no CCBB Brasília

A exposição está em cartaz até o dia 19 de setembro e pode ser visitada de terça a domingo, mediante agendamento pelo site Eventim

Isadora Mota

Postado em 06/09/2021

Em um conjunto de 34 obras, a exposição Imago – Pintura de Taigo Meireles, localizada na Galeria 4 do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, aborda as diferentes formas que uma imagem pode adquirir a depender da mídia que ocupa. A exposição, que teve início dia 29 de junho, ficará disponível para visitação até o dia 19 de setembro. A entrada é gratuita, mediante agendamento pelo site Eventim.

Em um trânsito entre o inconsciente e a consciência, o artista, Taigo Meireles, utilizou da ‘liberdade criativa absoluta’, conquistada durante os anos em que viveu na Ceilândia, para produzir as pinturas. Para o pintor, expor no CCBB, espaço conhecido por receber obras e exposições de renome, é um grande marco na carreira.

As telas fazem parte da série Ecrã, projeto elaborado pelo pintor nos últimos anos, onde articula a tradição com o contemporâneo. “Eu tento elaborar uma conciliação entre a imagem que vem da tradição, que são essas que a gente conhece da história da arte, com a cultura contemporânea, a cultura de mídias. Cada mídia converte a imagem à sua maneira, e é nesse processo de conversão que eu encontro o aspecto, o motivo e o que me interessa na cultura, para que eu possa retomar a imagem”.

De releituras a telas completamente autorais, a produção conta com o reflexo da identidade e das identificações do artista em cada uma das pinturas. Taigo Meireles explica que por meio das cores vibrantes, efeitos de transparência, brilho, intensidade e contraste, apresenta um anseio íntimo e uma correspondência emocional. 

“A produção tem algo da minha própria identidade. Uma espécie de identificação com a imagem. O fato de eu ter crescido na Ceilândia me conferiu uma liberdade absoluta no sentido de consumir todos os referenciais culturais. Eu me sinto livre para absorver toda a cultura da imagem da história”, avalia Meireles. 

Arte e periferia se misturam

O artista ceilandense não é um dos poucos no Distrito Federal. “Seja desde o artesanato, seja desde a cultura popular, seja o grafite, a periferia tem a sua construção artística. A cidade tem pintores populares, tem artistas importantes”, explica o Doutor em Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo e professor de Estética Aplicada à Comunicação do IESB, Claudio Bull. 

O professor explica que, apesar das artes das periferias serem distantes do reconhecimento e discurso de locais artísticos oficiais para existirem, trazer pintores periféricos para ocupar espaços como o CCBB inspira autoestima e confiança nos artistas locais e na própria comunidade. 

Imago – Pinturas de Taigo Meireles coloca em reflexão o excesso de imagens consumidas nas rotinas dos dias atuais

Ana Clara Pimentel, 20, estudante de Relações Internacionais, é exemplo disso. A primeira visita da ceilandense ao CCBB foi para prestigiar a exposição de Taigo Meireles, e a identificação foi imediata: “Quando eu soube que o artista veio da Ceilândia eu fiquei surpresa de uma forma boa, no sentido dele não só estar em um espaço elitista, mas também por ele ter conseguido expor o talento dele, ter conseguido fazer disso o trabalho dele. Foi uma sensação muito incrível ver que aquelas pinturas foram feitas por uma pessoa que veio de um espaço da periferia, que não tem incentivo para realizar esse tipo de manifestação artística”.

O estudante de Ciências Sociais e morador da Ceilândia, Caio Henrique Fiuza, 21, também se encheu de orgulho, “me sinto profundamente orgulhoso de ver artistas periféricos ocuparem espaços que historicamente foram destinados às classes dominantes. Acho que são espaços que precisam ser cada vez mais democratizados”, comenta o  ceilandense. 

Sempre que pode, o estudante frequenta museus e exposições, mas afirma sentir dificuldade de estar presente nesses espaços por questões de acessibilidade financeira e territorial, como é o caso do CCBB, que se encontra muito distante e inacessível para o público que mora fora do Plano Piloto. 

Serviço

Imago – Pinturas de Taigo Meireles

Data e horário: de 29 de junho a 19 de setembro de 2021

Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22 – Asa Sul, Brasília, Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h15 às 20h30

Classificação: livre

Informações: (61) 3108-7600

Entrada gratuita, mediante agendamento pelo site www.eventim.com.br