Formação de atores exige profissionalização

Métodos variam de acordo com a escola

Carolina Spinola de Almeida

Postado em 13/05/2022

Para atuar e dar vida a um personagem o ator entra em um processo conhecido como imersão. Para tirar a história do papel e ser capaz de emocionar o público é preciso fazer um estudo por trás dos palcos, conhecido por poucos. Em Brasília, são diversas oficinas e apenas três faculdades que formam atores, cada qual com o seu método de criação. 

Luiz Carrier em preparação/ arquivo pessoal

A UnB, o Iesb e a Dulcina de Moraes são as únicas faculdades de Artes Cênicas da capital federal. Luiz Carrier, 26, ator, deu início a sua carreira aos 12 anos e começou nas oficinas teatrais, e mais tarde se formou em Cênicas na UnB. ‘’ A faculdade traz teorias diferentes e técnicas diversas ao longo do semestre, que vão te tornando um ator mais técnico e mais crítico. Você vai aprendendo noções de iluminação, figurino,encenação e maquiagem, pois o teatro é uma composição de tudo isso’’, explica.

As opções de oficinas de teatro em Brasília são inúmeras e todas elas formam o ator na prática, com pouca teoria e muitos exercícios,com foco na encenação. Ao final do curso sempre tem a montagem de um espetáculo. Carolina Marolli, 29, atriz e professora de Biologia, começou tarde no teatro e se dedica sempre a fazer diversas oficinas. “Cada oficina tem a sua particularidade, como por exemplo o circo íntimo, ministrado pela Juliana Drummond e o Abaetê Queiroz: é um curso que trabalha muito seu irracional, então ajuda na hora de uma improvisação. E tem o Physis, ministrado pela Luciana Martuchelli, foca mais na sua mente e corpo, e os dois me transformaram em uma atriz melhor.’’

O principal método utilizado nas oficinas é do realismo baseado nos estudos do teórico Stanislavski, onde a psicologia do personagem é a primeira que deve ser estudada.

Carolina Marolli em cena/ arquivo pessoal

Cyro Duarte, 30, ator, conta ‘’Me formei sempre na prática, de curso em curso, juntei um pouco de tudo que vivi e me tornei ator.’’ Ele ainda diz que ‘’ser ator é viver intensamente todos os momentos da vida, é respirar a arte, é estar o tempo todo reparando as pessoas, e nesse processo levando um pouquinho de tudo e de todos para a caixinha do cérebro e quando menos imaginar você vai precisar buscar essa inspiração.’’