Como utilizar o TikTok para estudar para o vestibular

A rede social que virou fenômeno entre os jovens também possui conteúdo voltado para os estudos; professores usam a rede para incentivar o aprendizado

Marcela Cunha

Postado em 21/11/2021

Ao longo dos anos, os jovens da Geração Z utilizam a Internet para diferentes fins, compartilhando fotos, vídeos ou habilidades. O que é possível observar é que a Internet também se tornou uma aliada para que os alunos acompanhem o aprendizado. Um exemplo disso é o TikTok, rede social que foi criada para vídeos curtos virais e agora pode ser usada para disseminar conhecimento. Muitos professores, alunos e criadores de conteúdo utilizam os recursos do aplicativo para incentivar o aprendizado.

Cansado de ter que lutar contra o aplicativo para chamar a atenção de seus alunos, o professor de português de uma escola privada em Londrina, Alexandre Domingues, decidiu criar a sua própria conta e postar dicas de gramática. “Meus alunos passavam o dia inteiro no aplicativo, resolvi me juntar a eles e assim, pelo menos, eles aprendem um pouco enquanto navegam pela rede”, relata Alexandre.

O perfil do professor na plataforma possui mais de 300 mil seguidores e 5 milhões de curtidas. Inspirado por seus alunos, Alexandre afirma que, hoje, seu objetivo é um pouco mais amplo: “Quero poder ajudar aqueles que não possuem condições de ter um material de qualidade e aqueles que não têm acesso à educação em si. Quando vejo algum comentário falando que graças a mim conseguiram entender tal assunto sinto que meu objetivo está sendo cumprido. É muito gratificante”.

O aplicativo TikTok possui mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo

Durante a pandemia, o aplicativo ficou ainda mais popular. De acordo com o TikTok, o aplicativo, recentemente, bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo. O número solidifica o crescimento do aplicativo, que foi apontado pela rastreadora de mercado App Annie, como o aplicativo mais baixado de 2020, superando o Facebook.

O aplicativo conta com conteúdo de diversos nichos educacionais: desde dicas de gramática, macetes para as aulas de física, até curiosidades sobre ciência. Por ser um ambiente onde a troca de informações é permitida por conta dos comentários, fica cada vez mais fácil tirar dúvidas.

“No início da pandemia eu ficava muito tempo no TikTok, até que acabei encontrando alguns vídeos mais educacionais. Agora eu só entro na rede social para ver vídeos de dicas e tirar dúvidas sobre conteúdos da escola. Esses vídeos me ajudam bastante, consegui subir minha nota em matemática por conta deles”, relata Vitória Campos, 16 anos, estudante do 2° ano do ensino médio.

A hashtag #AprendaNoTikTok possui mais de 1 bilhão de visualizações e faz bastante sucesso pela rede. Os vídeos sobre os conteúdos escolares fazem tanto sucesso, que a própria rede social lançou o Programa de Aceleração do TikTok, a fim de estimular a produção de conteúdo educativo a partir de universidades e escolas. O Programa vai realizar workshops que ensinarão criadores de conteúdo da rede social a produzir vídeos com conteúdo educacional para o TikTok; organizar um calendário de publicações; fazer lives e mais.

O aplicativo conta com conteúdo de diversos nichos educacionais

Desde o início do ano, o TikTok vem trabalhando em iniciativas que apoiam os criadores de educação e estimulam a produção deste tipo de conteúdo na plataforma. Durante dois meses, o Programa de Aceleração #AprendaNoTikTok oferecerá apoio financeiro, suporte operacional no aplicativo, workshops especializados aos criadores selecionados e mais. “Buscamos selecionar os criadores da primeira turma com base na qualidade de seu conteúdo e engajamento. Com esse projeto, buscamos incentivá-los a continuarem investindo em conteúdo de qualidade e estamos ansiosos por inspirar criatividade, alinhando o entretenimento como ferramenta de aprendizado”, afirma o gerente de Parcerias de Conteúdo do TikTok no Brasil, Ronaldo Marques, em matéria publicada pelo TikTok.

Plataformas para estudar para o Enem

Além dos perfis no TikTok, existem plataformas que compartilham conteúdos gratuitos que podem ajudar na rotina de estudos dos estudantes para o Enem. Uma delas é o Me Explica. O material do site Educa conta com diversos vídeos com dicas de professores de diferentes matérias. Outro aplicativo é o Vestibulex, que possui quizzes com perguntas de provas anteriores do Enem e de vestibulares de grandes universidades brasileiras. O aplicativo fornece diferentes opções de simulados, incluindo a possibilidade de desafiar outros estudantes na plataforma.