Hamburguerias crescem exponencialmente; no DF, cultura do burguer é forte e diversificada

Estabelecimentos especializados em hambúrguer cresceram 140% em 2021

Vinicius Vicente

Postado em 05/05/2022

No dia 28 de abril, se comemora o Dia Mundial do Hambúrguer e, em Brasília, o número de estabelecimentos especializados nos lanches só aumenta, mostrando que comer sanduíches artesanais é moda na capital. A mistura de carnes, ou blend, dentro de duas fatias de pão foram inventados para fazer um lanche rápido e barato, porém o hambúrguer de hoje é artesanal e, na capital, já existem hamburguerias inovando ainda mais esse fast-food

A Associação Brasileira de Franchising aponta que as franquias de hambúrguer superam qualquer outro franchising no país. Em 2021, o IFood notou um crescimento de 104% de hamburguerias cadastradas no app entre março de 2020 e março de 2021, enquanto as vendas de burgers cresceram 140% no mesmo período. Na capital federal as hamburguerias artesanais ganham espaço, disputando mercado com grandes franquias, como o Giraffas, que inovou o cardápio na pandemia para atender a demanda  de delivery no DF. 

Hamburguerias artesanais 

Um dos novos empreendimentos na capital é a Trevo Sandwich Shop, hamburgueria artesanal que inaugurou sua loja no dia 21 de abril, em comemoração ao aniversário de Brasília. Não por acaso, o lugar, cardápio e nome são inspirados em elementos da capital. Trevo remete às entradas do Eixão para as Superquadras Sul e Norte e o carro-chefe da casa leva o nome do idealizador da capital, Juscelino. 

“Nós chegamos em um momento onde o mercado de hamburguerias já está bem consolidado em Brasília, o que nos motiva a procurar novidades e mostrar o nosso diferencial”, explicam os economistas criadores da Trevo, Vinícius Coelho, Igor de Aguiar e Luiz Eduardo Guimarães. “O mercado continua crescendo muito, acreditamos que os hambúrgueres tenham entrado de verdade nos hábitos brasilienses, não é apenas uma moda passageira. Tem mercado pra todo mundo. Apesar das inúmeras hamburguerias, cada uma tem sua identidade, que é única e contamos que o nosso diferencial pode conquistar”, completam. 

Outro empreendimento que nasceu na capital é o Hummami Burger, criado pelo casal Josiane de Andrade e João Paulo dos Santos. A hamburgueria, montada em um trailer, aposta na inovação, com suas combinações de hambúrguer com geleias e maioneses produzidas por eles logo antes de servir o lanche. Alguns dos destaques são: geleia de bacon, funduta de cream cheese, maionese defumada e de cerveja artesanal. 

“As hamburguerias no DF crescendo é sinônimo de ampliação dessa tão diversificada cultura. Não temos concorrentes, temos parceiros que têm produtos diferentes e se garantem no mercado”, aponta Josiane. Os proprietários da Hummami, nome que deriva de UMAMI, termo em japonês que significa comida saborosa, explicam que tentam transmitir carinho, excentricidade e sabor nos lanches.

Josiane ainda destaca seu diferencial, que é o sabor em todas as mordidas: “Do pão ao blend, todos os produtos são 100% artesanais e orgânicos, incluindo nossas 7 maioneses, produzidas por nós. Com o tempo e desenvolvendo mais expertise, pretendemos mudar nossa estrutura para a loja física, mas ainda mantendo nossa tradição”.

Inspirada na cultura pop, a 42 Fogo foi montada no auge da pandemia para atender a demanda de delivery e takeout. Os sócios e xarás Bruno Lagana e Bruno Coruja, que são geeks e apaixonados por hambúrguer, se uniram para criar um local que transmitisse a sensação de estar em um filme e ao mesmo tempo um sabor impecável. 

“O 42 é inspirado na cultura pop, em filmes, quadrinhos, desenhos e livros que nós amamos tanto. Pegamos tudo isso e unimos ao sabor único criado pelo chef Bruno Curuja para poder oferecer o que há de mais original no mundo do hambúrguer”, conta Bruno Lagana, que também é responsável pelo Portal Refil, de críticas e análises do mundo audiovisual. 

A 42 tem lanches com nomes diferentes, que chegam a lembrar a infância, como é o caso do Macauley Culkin, hambúrguer especial do natal do ano passado que faz referência ao ator da sequência Esqueceram de Mim; João Grilo, personagem do Auto da Compadecida e Palhaço Ronaldo, referenciando o palhaço que ilustra a franquia concorrente, Ronald McDonald.