O poder das séries em influenciar o mundo da moda

Personagens fictícios são capazes de lançar tendências e inspirar looks

Giovanna Estrela

Postado em 14/04/2022

Que as séries das plataformas de streaming revolucionam e ditam novas tendências no mundo da moda não é novidade: a vida imita a arte, ou melhor, a ficção. A moda é um sistema complexo que está intimamente ligado aos hábitos e cultura da sociedade, conectando vestuário ao período em que vivemos. 

A designer de moda Vitória Timm acredita que tudo o que assistimos tem o poder de influenciar a nossa maneira de vestir. “As séries são uma maneira de entretenimento mas que, mesmo assim, podem influenciar nossa realidade. Quando gostamos e nos identificamos com a história, personagens e cotidianos, automaticamente ficamos com vontade de levar os detalhes estéticos para nosso dia a dia”. 

A moda é cíclica e é normal que apareçam referências do passado em novas produções, muitas vezes, repaginadas. As temáticas das séries, por vezes, têm origem em tendências de comportamento, e junto com vários setores e mercados, tanto na indústria do entretenimento, da moda, beleza e bem-estar, acabam agrupando códigos estéticos que fazem sentido na sociedade contemporânea.

Kathleen Poncio, figurinista desde 2018 que já atuou em produções de espetáculos, filmes e emissoras de TV, afirma que o figurino é de extrema importância na construção de um enredo. “Costumo dizer que as roupas contam histórias, mas mais do que isso, elas são como um cartão de visitas, a ferramenta que usamos para expressarmos nossos gostos, modos, e até o nosso local de fala como seres políticos. O mesmo acontece em séries, já que a forma com a qual um personagem se veste diz muito sobre ele e sobre o universo em que ele está inserido”.

De séries recentes a séries antigas, cada uma delas possui significado no mundo fashionista. Confira algumas das mais conhecidas:

"Fui absorvendo vários elementos da sério conforme assistia, e o estilo, com certeza, foi um deles" disse Bruna | Foto: Arquivo pessoal e Pinterest

Gossip Girl

A série de 2007 segue influenciando até hoje. As patricinhas mais populares e ricas de Nova York, Blair Waldorf (Leighton Meester) e Serena Van Der Woodsen (Blake Lively), precisavam de figurinos a altura.

Foi pensando nisso que o figurinista Eric Daman conseguiu transformar as personagens em ícones fashionistas memoráveis e ditadoras de moda para suas telespectadoras. Ambas possuíam estilos diferentes, Blair sendo mais clássica, inspirada em Audrey Hepburn e Serena com looks mais extravagantes, sempre com acessórios marcantes.

 A influencer Bruna Furlan (na imagem, à esquerda) (@itsbrunafurlan) se inspira no estilo da personagem Blair, de Gossip Girl, para compor seus looks. “É o estilo com o qual eu mais me identifico, me sinto eu mesma. Esse estilo vem de uma personagem muito forte e poderosa, então acabo pegando essa ‘força’ emprestada dela. Também é o que meu público mais gosta de me ver usando, então sempre rolam muitos elogios e comparações, o que acaba elevando minha autoestima”.

"A Maddy é minha musa, me identifico com a personalidade forte dela" afirma Anny | Foto: Arquivo pessoal e Pinterest

Euphoria

Lançada em 2019, a série da HBO traz a estética mais presente no momento. Maquiagem colorida, brilho, cores vibrantes e delineados são as características mais marcantes, e a personagem Maddy Perez, interpretada pela atriz Alexa Damie, é considerada o ícone da geração Z. De acordo com o site “WWD”, o vestido preto com recortes usado por ela no primeiro episódio da segunda temporada da série fez com que a busca pelo look crescesse 890%. 

A estudante Anny Freire (na imagem, abaixo) de 16 anos se declara fã do seriado e diz que as primeiras referências de maquiagens inspiradas em Euphoria veio de um aplicativo de fotos. “O Pinterest é um app onde eu encontro muitas ideias. Quando vi os delineados inspirados na personagem, tentei reproduzir, deu certo e eu amei. Nunca mais deixei de usar”.

"As roupas inspiradas nos anos 1950 e 1960 são muito difíceis de achar e quando encontro, são extremamente caras" relata Natália | Foto: Arquivo pessoal e Pinterest

O Gambito da Rainha

Com estética retrô, O Gambito da Rainha (2020) resgata o estilo clássico das décadas de 1950 e 1960. A presença de boinas, roupas de alfaiataria, estampa xadrez, vestidos e sobretudos coloca em evidência o visual “business”, que se equilibra em peças elegantes.

Natália Ventura, estudante de direito (na imagem, à esquerda), relata que, apesar de querer ter seu estilo pessoal baseado na série, é muito difícil conseguir achar lojas físicas com preços acessíveis que tenham roupas parecidas.  

“Só acho para comprar na internet, mas não gosto de fazer compras virtualmente. Tinha uma loja aqui em Brasília que fez uma coleção inspirada em O Gambito da Rainha, mas o custo é muito alto e só pude comprar uma peça, infelizmente.”

"Acho que o estilo da Rachel combina comigo, sinto que carrego um pouco da personagem e isso me deixa confiante" conta Maria Eduarda | Foto: Arquivo pessoal e Pinterest

Friends

A série lançada nos anos 90 faz sucesso até hoje, e mesmo após 26 anos, os looks das personagens Rachel (Jennifer Aniston) e Monica (Courteney Cox) inspiram muitos visuais.

Calça jeans no estilo mom, camisas largas e tênis branco eram marcas registradas de Monica Geller, enquanto Rachel Green, que trabalhava diretamente com moda, apostava em saias curtas, muito xadrez e croppeds, focado no estilo colegial. 

Maria Eduarda Toledo, estudante de jornalismo (na imagem, à esquerda) e amante da série Friends, usou o vestuário de Rachel como referência para criar seu estilo pessoal. “Me inspirei na Rachel porque ela é uma personagem muito estilosa e sempre foi considerada uma fashionista. Ela retrata bem a moda dos anos 1990/2000 que eu gosto bastante”, disse.