Lais Ribeiro: a modelo brasileira que conquistou passarelas ao redor do mundo

Em entrevista, a top fala sobre a carreira, relacionamento, maternidade, autismo e projeto ecossustentável

Giovanna Estrela

Postado em 04/05/2022

Lais Ribeiro é uma supermodelo, nascida em Miguel Alves, zona rural do Piauí, e reconhecida mundialmente no mercado da moda. Descoberta por um olheiro, a modelo começou a se destacar em 2009, quando participou do Piauí Fashion Week, em Teresina. Desde então vem conquistando passarelas ao redor do mundo.

 Destoando de suas colegas de profissão, Lais se tornou mãe muito cedo, com apenas 17 anos, e o que poderia ter sido o fim da carreira se tornou incentivo para crescer no ofício e dar melhores condições de vida para seu filho, Alexandre, hoje com 13 anos de idade e diagnosticado com autismo.

A modelo piauiense já desfilou para grandes grifes mundiais como Marc Jacobs, Dior, Calvin Klein, Gucci, Versace, Tom Ford, Louis Vuitton, Balmain, mas foi como Angel da Victoria ‘s Secrets que Lais alcançou maior visibilidade. Em 2017, a top nordestina foi escolhida para desfilar com o ‘Fantasy Bra’, sutiã confeccionado com mil pedras preciosas entre diamantes, safiras amarelas, topázio azul e ouro 18k. A peça levou quase 350 horas para ser produzida. Outras modelos brasileiras como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrosio e Adriana Lima também já foram selecionadas para desfilar com a lingerie milionária.  

 Em 2016 foi eleita como “Brasileira do ano” pela Revista IstoÉ”, “30 under 30” pela Forbes, “Modelo do Ano” pela Revista Quem Acontece, “Mais sexys do mundo” pelo Models.com, e, por dois anos consecutivos, integra a “Hot 100 list” da Maxim USA.

Atualmente, noiva de Joakim Noah, ex-astro da NBA, está focada na organização da cerimônia de casamento que acontecerá no mês de julho, em Trancoso, na Bahia. Além disso, Lais deu início a um projeto ecossustentável batizado de Arte Clube, que prevê a construção de 20 casas sustentáveis em Minas Gerais, na cidade de Passa Quatro. 

Como está a expectativa para a grande cerimônia? Vocês já planejam aumentar a família após se casarem?

Lais e Joakim Noah ficaram noivos em 2019
Lais e Joakim Noah ficaram noivos em 2019. Foto: Arquivo Pessoal

Estamos muito felizes e animados para reunir nossos familiares e amigos especiais para celebrar nosso amor. É um momento único e que representa muito para nós.

Futuramente, temos planos de ter filhos juntos, sim, mas neste momento ainda é cedo para falar sobre isso.

Você deu início a um projeto ecossustentavel recentemente. De onde surgiu essa ideia? Qual foi a sua motivação? 

Conheci algumas técnicas muito inovadoras através de amigos e, desde então, passei a aplicar estes métodos de construção sustentável nos meus projetos pessoais. Também passei a investir em empreendimentos que buscam trazer luz a este tema, disseminando possibilidades positivas e que permitem que a construção caminhe lado a lado com o meio-ambiente. O planeta pede socorro, por isso é tão importante uma reeducação que nos traga possibilidades coerentes com o momento que vivemos.

Você engravidou muito nova, com 17 anos. Como foi lidar com a maternidade enquanto focava na carreira de modelo?

O Alexandre foi uma das maiores alegrias e bênçãos que eu tive na minha vida. No início, foi um desafio muito grande começar num trabalho completamente novo, onde eu precisava viajar e ficar distante dele para poder ingressar no mercado internacional. Foram meses difíceis, mas hoje me sinto abençoada por tudo que enfrentei e por poder tê-lo vivendo comigo.

O diagnóstico de autismo costuma assustar muitos pais. Como foi descobrir que seu filho é autista?

Alexandre foi diagnosticado com autismo aos 5 anos de idade
Alexandre foi diagnosticado com autismo aos 5 anos de idade.
Foto: Arquivo pessoal

No início, por falta de informação, você não sabe exatamente o que isso significa e a forma como o diagnóstico vai nos afetar, é um momento bastante difícil.

Depois de buscar auxílio profissional, pude entender que é uma situação que não impede que a vivência siga com normalidade. Hoje o Alexandre leva uma vida completamente saudável e feliz.

Como é a relação com sua terra natal?

Tenho uma relação de muito amor com minha terra natal. Sempre que posso, estou em Miguel Alves com minha família e amigos de infância. Me orgulho muito das minhas raízes, de tudo o que elas representam e da força do povo nordestino. 

Como foi o processo de se tornar uma top model? Como te descobriram?

É um caminho longo e que demanda muito foco e perseverança. Como em todos os trabalhos, são passos dados a cada dia. A jornada é longa, mas com empenho você conquista seus sonhos. Fui incentivada por diversas pessoas nesse caminho. Meu início no mercado foi após ficar entre as finalistas do concurso da JOY Management, de Liliana Gomes e pouco tempo depois, eu já estava embarcando para trabalhar no mercado internacional. Foi assim que tudo começou.

Qual foi o trabalho mais importante e especial da sua vida? 

O Fantasy Bra é sempre a atração principal do desfile e poucas modelos têm a oportunidade de desfilar com a peça. | Foto: Arquivo pessoal

Difícil eleger somente um, é um caminho longo, repleto de grandes parceiros e trabalhos. Mas acredito que quando usei o Fantasy Bra Victoria’s Secret foi muito marcante para mim. Os desfiles que fiz para Jean Paul Gaultier, quando dancei salsa na passarela, por exemplo, também tem um lugar especial na minha memória e no meu coração.

Você já sofreu pressão estética no meio em que trabalha? Essa imagem de “perfeição” que o mercado da moda acaba exigindo já te fez mal de alguma forma? 

Eu sempre soube lidar bem com isso. Desde nova busco um equilíbrio em tudo que afeta minha vida, então ajo de forma que o meu bem-estar esteja sempre em primeiro lugar.

O que você mais gosta de fazer no seu tempo livre? Quais são os seus hobbies?

Estar com minha família é o que mais procuro fazer quando não estou trabalhando. Também gosto muito de viajar, me exercitar, dormir bem e estar com amigos.

Por fim, mande um recado para as pessoas que sonham em seguir a carreira de modelo, algo que você gostaria de ter ouvido quando começou.

Acredite em você, sempre, não perder sua essência também é muito importante. Siga sua intuição, dê o seu melhor e determine seu foco. Assim, o que você sonha poderá se tornar realidade.