Atividade física deve ser praticada ao menos 150 minutos por semana

Pesquisa revela que 40,3% dos adultos brasileiros são insuficientemente ativos

Cynthia de Carvalho Lima

Postado em 20/04/2022

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os adultos realizem por semana de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade. Para crianças e adolescentes, uma média de 60 minutos por dia, e para os idosos, de 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade.

Para conscientizar e incentivar a prática de atividades físicas, além do combate ao sedentarismo, a Organização Mundial da Saúde criou o dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 6 de abril. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 40,3% dos adultos brasileiros foram classificados como insuficientemente ativos.

Para o professor de Educação Física Matheus Nascimento, a atividade física reflete em todas as áreas da vida, começa com o psicológico, trabalhado ao longo da prática esportiva, promovendo no praticante a concentração, atenção, raciocínio e tomada de ação. ‘’A questão hormonal também é influenciada de forma positiva, uma vez que a pratica esportiva estimula o corpo a trabalhar, liberando hormônios que geram sensações positivas, como por exemplo, endorfina, GH, catecolaminas. Além da parte física, como manutenção da saúde corporal (cuidado constante do corpo e mente).

O esporte que muda a vida

Para Matheus, o esporte moldou o profissional que ele é hoje, além de ter proporcionado seus estudos. “Tudo começou quando eu saí da escola e ganhei bolsa atleta na faculdade de Educação Física. Através do Handebol (esporte que até hoje pratico) a motivação dos estudos vinha do esporte, ele me dava viagens, oportunidades de vivenciar ambientes diferentes que me fizeram amadurecer e crescer.”

O capoeirista Sebastião Neto relata que o esporte mudou sua vida, principalmente psicologicamente, fazendo se sentir melhor. “Além da capoeira proporcionar uma socialização e mais respeito e educação.”

Jéssica Rodrigues, 31 anos, só havia praticado alguma atividade física ou esporte na época da escola. Nos últimos anos, ganhou muito peso por conta do sedentarismo, causado pela correria do dia a dia, o que passou a incomodá-la muito, fisica e emocionalmente. “Eu moro no 2° andar de um prédio e faltava morrer pra chegar no meu apartamento e não percebia; já estava com dificuldade pra amarrar cadarço sem a respiração alterar, joelhos pedindo arrego, tinha TPMs insuportáveis. Começar a me exercitar acabou com todos esses problemas’’.

📷Jéssica Rodrigues/Arquivo Pessoal
Jéssica contratou um personal trainer para a acompanhar em casa todos os dias às 7 horas. Conseguiu eliminar 20kg até agora.

Para o fisiculturista Paulo Aguiar o esporte não mudou somente seu físico. “Eu sofria de depressão, quando entrei para a musculação, não tinha amor próprio. E por causa do esporte, eu pude mudar minha forma de pensar, mudando minha vida completamente”.

📷 Paulo Aguiar/Arquivo Pessoal
Paulo participou do Campeonato brasiliense de fisiculturismo de 2021, obtendo o 2° lugar.

Como começar a praticar atividades físicas?

Matheus orienta começar com algo que dê prazer, como caminhar, dançar, andar de bicicleta ou alguma modalidade como natação, boxe ou capoeira. E também se não quiser ir até uma academia, pode começar a praticar exercícios físicos em casa, como polichinelos, burpee, deslocamentos, abdominal, agachamentos.

Alimentação saudável

Segundo o nutricionista Túlio Teixeira, recomenda-se a prática de exercícios físicos com orientação de um nutricionista para auxiliar em uma alimentação saudável, garantindo benefícios como o ganho de massa muscular, emagrecimento, performance, regeneração do tecido ósseo, melhorando a saúde e a qualidade de vida.

Alguns locais acessíveis em Brasília para praticar atividades físicas ao ar livre

  • Parque Sarah Kubitschek
  • Eixo Monumental
  • Jardim Botânico
  • Deck Sul
  • Parque Ecológico de Águas Claras
  • Taguaparque
  • Parque Ecológico Cortado
  • Parque Ecológico Asa Sul