Brasil tem 1,1 milhão de praticantes de beach tennis

O número foi estimado pela Confederação Brasileira de Tênis em 2023

Renato Teles

Postado em 22/05/2024

A chegada do beach tennis ao Brasil se deu no ano de 2008 na cidade do Rio de Janeiro, pelo fato de ser uma cidade praiana e turística, mas rapidamente a modalidade já foi se propagando pelo país todo. Segundo a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) o número de praticantes no país em 2021 era de 400 mil pessoas e em 2023 esse número subiu para 1,1 milhão de pessoas estimadas que jogam beach tennis. Um dos motivos para esse aumento é que o Brasil recebe em torno de 92 torneio ao longo do ano, além de sediar pela terceira vez consecutiva o mundial organizado pela ITF.

O que fez o esporte se propagar ainda mais no Brasil foi a pandemia de Covid-19 em 2019 e 2020. Como as pessoas tinham que manter o distanciamento social, o esporte foi uma saída para isso, já que não existe contato físico entre os atletas. Quando eles vão se cumprimentar é com um toque entre as raquetes.

Mulheres jogando beach tennis – Foto Renato Teles

Para um esporte que é relativamente novo não só no mundo, mas no país são números impressionantes e que tendem a crescer mais ainda já que alguns atletas considerados da elite do beach tennis estão se mudando para o país para treinarem e competirem aqui. Uma das principais razões para isso é que o clima em países da Europa não é favorável à prática do esporte e aqui no Brasil isso já é bem diferente facilitando nos treinamentos e na realização de campeonatos.

A tendência é que o esporte se difunda cada vez mais, já que ele está apenas no começo de sua vida no país. Atletas podem ir surgindo com mais frequência, as empresas tendem a incentivar mais e com um carinho por parte da Federação Internacional de Tênis (ITF) mandando um número cada vez maior de competições no país, o beach tennis tem tudo para se tornar o queridinho da vez dos esportes.

Beach tennis, o esporte do momento

Lara Soares, 21 anos, é estudante de psicologia, conheceu o esporte através das redes sociais, se interessou e começou a praticar. ”Eu vi alguns vídeos no TikTok e no Instagram e isso despertou em mim o interesse de jogar. O meu primeiro contato foi no meu condomínio com alguns amigos, quando joguei a primeira vez achei bem legal e fui procurar para fazer uma aula experimental e desde então tenho jogado”. Ela ainda conta que prefere jogar beach tennis do que ir à academia e que funciona também para distrair um pouco a cabeça.

Lara sacando num jogo de beach tennis – Foto Renato Teles

Lara contou que não tinha muita noção do tamanho da popularização do esporte, mas uma situação chamou bastante a sua atenção. “Quando fui viajar para Florianópolis, no aeroporto, eu fiquei bastante impressionada que tinha uma quadra de beach tennis dentro dele”. Finalizou dizendo que espera um crescimento ainda maior do esporte.

Carlos Roberto Magalhães é professor de educação física e detalha sobre o beneficio para a saúde na prática do beach tennis. “Não é um esporte muito difícil de aprender. Acho que isso até ajuda na popularização e pessoas de qualquer idade podem jogar. Por ser jogado na areia, o esforço é maior em menos tempo de atividade já que a movimentação fica mais difícil nessas condições”. Ele ainda falou que traz benefícios iguais a qualquer outra atividade física, mas em menor tempo pois o corpo cansa mais rápido se movimentando na areia e o sol também faz a pessoa suar mais e gastar mais calorias.

Adauto Machado pratica o esporte por lazer e foi incentivado pelos amigos no começo. “ Tem um grupo de amigos que já estava fazendo antes de mim e conversando com eles decidi começar a fazer beach tennis. No início gostei também até me lesionar em uma das aulas e agora estou em tratamento e pretendo voltar aos poucos para não acontecer de lesionar de novo”.