Brasiliense é o maior representante de Brasília na Copa do Brasil

Histórico na competição mostra que o Jacaré é um time que surpreende e tem uma grande hegemonia no cenário da capital

Ana Vitória Lopes dos Santos

Postado em 13/04/2022

O Brasiliense Futebol Clube, conhecido como Jacaré por causa do seu mascote, foi fundado em 2000 pelo ex-senador Luiz Estevão, em Taguatinga. Antes mesmo de completar 2 anos de existência o clube se classificou para a Copa do Brasil.

Para entender como o Brasiliense chegou até a competição, é preciso rebobinar um pouco e voltar 20 anos. Em 5 meses de fundação o Jacaré conquistou o primeiro título de sua existência, o Campeonato Brasiliense da 2ª Divisão; ali já mostrava para os adversários que seria um time a ser batido em Brasília. Em 2001 chegou até a final do Candangão, perdendo para o time que se tornou seu maior rival, o Gama. Como foi o vice-campeão, conseguiu a classificação para o Campeonato Brasileiro Série C, Copa Centro-Oeste e Copa do Brasil.  

Fazendo sua 16ª participação na Copa do Brasil é o time do Distrito Federal que mais marcou presença na competição. Os anos de maiores glórias na competição foram 2002 e 2007. 

A temporada de 2022 começou bem ruim, mas mudou de treinador e passou a ganhar mais confiança. O camisa 10 e meia Zotti falou sobre a campanha do time na temporada. “A gente oscilou muito e com a chegada do Celso encontramos uma maneira de jogar e ela encaixou. E no futebol é assim, não existe uma maneira exata, mas quando você encontra uma forma, um estilo de jogo, tudo vai melhorando, e isso que aconteceu.”


E realmente os números são impressionantes; 9 jogos de invencibilidade, 5 vitórias e 4 empates, campeões do Candangão, terceira fase da Copa do Brasil. “Isso nos motiva e nos dá confiança daquilo que nós estamos fazendo, vamos continuar da mesma maneira para que a gente possa alcançar cada vez mais vitórias e consequentemente buscando títulos”, completa. 

Zotti fazendo treino regenerativo após classificação para a final do Candangão (Luã Tomasson_Brasiliense FC)

Eles ganharam do Humaitá e do Globo-RN na primeira e segunda fase nos pênaltis, avançando para a 3ª fase onde irão enfrentar o atual campeão Atlético Mineiro nos dias 20/04 em Belo Horizonte e 10/05 em Brasília. Zotti também comentou sobre a importância para o futebol do DF o avanço deles e da Ceilândia na competição: “Sem dúvida nenhuma que representa muita coisa por se tratar de uma competição nacional, onde estão as melhores equipes do Brasil. Hoje nós estamos entre as 32 melhores, passamos do Humaitá, passamos do Globo. A gente tem consciência também que temos condições. Sem dúvida nenhuma que hoje o futebol de Brasília tem um crédito, têm um respeito, porque tanto nós como o Ceilândia temos feito boas campanhas, o Ceilândia tirou o Londrina, tirou o Avaí e isso com certeza faz com que o futebol de Brasília cresça.”  

O meia falou também sobre a diferença que faz ter a torcida ao seu lado: “A gente jogar com o apoio do nosso torcedor é sempre importante. Você tem um décimo segundo jogador. A hora que você está a cansado, tem aquela motivação do torcedor te empurrando, então sem dúvida nenhuma jogando em casa, principalmente com o apoio do torcedor, torna a equipe mais forte.”

A esperança do torcedor do Esquadrão Amarelo é que o time vá avançando de fase e conquistando confiança e quem sabe chegar até a final e conquistar esse título inédito para o Distrito Federal. Brasiliense e Ceilândia são os representantes da capital na Copa do Brasil e na Série D.  

Réplica da taça de vice campeão em 2002 (Arquivo pessoal)

Relembraremos os anos históricos do time na competição, 2002 e 2007: 

No ano de 2002 o Brasiliense nunca foi favorito na competição, na verdade, foi uma surpresa chegarem até a final. Venceu tranquilamente o Vasco-AC, Náutico e Confiança-SE respectivamente, ganhando do Fluminense nas quartas de final e o Atlético Mineiro na semifinal que era considerado o grande favorito.

A partida mais importante da temporada seria decidida com o Corinthians, o primeiro jogo foi no Morumbi, acabou 2×1 para o time paulista com muitas polêmicas. No primeiro tempo um gol do Brasiliense foi anulado por impedimento de forma duvidosa, no lance da virada uma falta cometida pelo atacante do Corinthians não foi marcada. O árbitro do jogo, Carlos Eugênio Simon foi suspenso pela CBF. No segundo jogo o resultado ficou em 1×1 dando o título para o Corinthians.

Em 2007 já não era mais um time desconhecido, bateu o Barra do Garças-MT, Juventude-RS, Cruzeiro e Ipatinga pelas primeiras fases, quando chegou na semifinal se deparou com o Fluminense, sendo eliminado pelo time carioca que foi o campeão do ano.