Circulação insuficiente de ônibus em Arniqueiras prejudica passageiros
Moradores e trabalhadores da região reclamam das linhas devido ao trajeto e tempo de espera
Postado em 02/04/2024
Passageiros que utilizam o transporte público em Arniqueiras reclamam da baixa oferta de horários e do trajeto longo dos ônibus. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), em 2023 foram registradas 41 reclamações sobre atrasos ou descumprimento de horários nas linhas da Região Administrativa. Até março de 2024, foram acumuladas 16 ocorrências.
A principal reclamação é a respeito dos horários limitados. O intervalo entre um veículo e outro chega a ser de mais de duas horas. A passageira Evelizia Cunha mora em Samambaia e trabalha como recepcionista em Arniqueiras. Ela conta que já ficou três horas esperando o ônibus. “Tem poucas linhas, principalmente na hora do almoço. Aguardo muito tempo na parada e, quando vem, o ônibus vem muito cheio”, explica.
O ônibus é a única opção de transporte coletivo disponível para chegar em Arniqueiras. Hoje, a RA é atendida por dez linhas, operadas pelas empresas Marechal, São José e Urbi. Duas delas contemplam a Rodoviária do Plano Piloto.
Da Rodoviária, saem as linhas 306.5 e 306.2. As duas são da empresa Marechal e estacionam na plataforma C.
Foto: Beatriz Alves
Os horários também prejudicam quem precisa utilizar o transporte público à noite. Funcionários de um supermercado na região contam que não conseguem pegar o ônibus após o final do expediente e optam por pedir um carro de aplicativo e dividir o valor da corrida.
Na Rodoviária, o último veículo disponível para Arniqueiras parte às 19h20. O cobrador de uma das linhas, que não quis se identificar, diz que as pessoas que saem do trabalho após as 19h30 são prejudicadas e precisam pegar ônibus para outros bairros, o que aumenta o trajeto e o custo de passagem.
Quem faz a fiscalização?
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) é responsável pela manutenção do transporte público do Distrito Federal e afirma que faz o monitoramento diariamente. Reforça, também, que as Administrações Regionais não têm competência para realizar as fiscalizações. As concessionárias devem cumprir as ordens de serviço da Secretaria, que estabelece os horários, quantidade de viagens e o itinerário das linhas.
Ao entrar em contato com a Marechal, Urbi e São José a respeito do cumprimento dos horários e da qualidade dos veículos, não houve resposta.
Como solucionar o problema
Ao questionar os personagens entrevistados para a matéria, todos responderam que a solução é aumentar a frota e oferecer mais horários nas linhas já existentes.
Segundo a Administração de Arniqueiras, existe projeto na Semob para a solicitação de zebrinhas. Também está em andamento um pedido de construção de um terminal rodoviário na RA. A Administração afirma que ainda dependem de recursos para a realização da licitação e construção do terminal.
O especialista em mobilidade urbana Carlos Penna afirma que a melhor opção é que ampliem o itinerário e que os ônibus façam uma integração com as estações de metrô. “A melhor solução são os ônibus cortarem Arniqueiras inteiramente, levando os passageiros para as estações de metrô de Águas Claras e Taguatinga”, conclui.
A integração com o metrô facilitaria o deslocamento dos passageiros quando não há previsão de chegada de ônibus. Uma das opções é utilizar a estação Arniqueiras. Porém, ela está localizada em Águas Claras e não há linhas que façam a integração de Arniqueiras para o metrô. Uma passageira, que preferiu não ser identificada, mora na região e diz que o ônibus é sua única alternativa. “É inviável pegar o metrô. Só funciona se alguém me deixar na estação de carro”, conta.
A Secretaria reforça que os usuários podem sugerir criação e ampliação dos ônibus por meio do número da Ouvidoria (162) ou no site http://ouv.df.gov.br/.