Como um cão pode mudar a vida do ser humano

Em uma pesquisa realizada pela Interação Humano-Animal com o foco em pessoas idosas, 51,5% dos participantes relataram ter animais de estimação

Joana Lacerda

Postado em 23/06/2022

Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade. Eles precisam ser alimentados, bem cuidados, não podem ser deixados sozinhos e dependem de muito carinho e amor. Mas, ao lado das responsabilidades, estão as experiências de viver sensações e sentimentos incrivelmente bons estando na companhia de um animal. 

Em alguns estudos realizados pela Medical Literature Library of Medicine, publicados no site PubMed, foram avaliados o efeito de ter um animal de estimação na saúde física e mental do ser humano. Em um dos artigos, publicado no ano de 2007, foi constatado que a relação entre uma pessoa e um animal pode ajudar a acalmar os sintomas de depressão, estresse e ansiedade. 

Sandra Luiza e o seu pet Belisco / Foto: Arquivo Pessoal

Sandra Luiza é tutora de um pinscher há oito anos e conta que ele tem o livre arbítrio em sua casa. “Ele dorme na cama com a gente. Não viajo sem ele, até no período em que precisei fazer uma cirurgia eu o levei para o apartamento para ficar perto de mim.” Ela relata que a relação com Belisco, seu animal, é muito próxima de companheirismo e amor.

Ana Luíza cria Rosella, sua cadela, há dois anos e quatro meses. “Ela é SRD (Sem Raça Definida) e se chama Rosella por conta de um filme da Barbie. Ela faz parte da minha rotina, incluo ela em muitas atividades do meu dia-a-dia”. Ana diz que a considera um membro da família, como uma filha pequena. “Eu estava passando por um quadro de estresse pós-traumático que me fazia não sentir vontade de sair de casa ou de interagir com outras pessoas. Mas, quando ela chegou e eu vi aquele ser inocente e completamente dependente de mim, eu senti ânimo pra sair de casa. Justamente porque ela precisava de passeios e também porque eu queria apresentar o mundo para ela”, relata.

Desde 2009 o Hospital Albert Einstein, localizado em São Paulo, liberou a visita de animais de estimação para os seus tutores internados. O hospital se preparou por três anos, fazendo testes para saber se seria possível colocar a ideia em prática e, seguindo um protocolo, os animais podem visitar as pessoas internadas, mesmo estando em unidades semi-intensivas. 

Com a liberação, o Einstein se tornou o 35º hospital no mundo e o primeiro da América Latina a adquirir o selo concedido pela organização americana Planetree que permite a visita de animais em hospitais.

Efeitos positivos em tutores de pets

Um estudo científico publicado por pesquisadores do Centro de Tecnologias Cardiovasculares da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, concluiu que, os tutores de pets, especialmente os de cachorros, têm condutas com menos sedentarismo, taxas de colesterol e pressão arterial mais baixas, e também um risco menor para arritmias. Segundo os pesquisadores, é necessário que haja mais estudos para que seja obtido um conhecimento melhor sobre os efeitos dos animais na saúde. Mas é reforçado que os dados analisados indicam efeitos positivos no humor, saúde mental e na saúde física dos tutores de pets.

A relação entre uma pessoa e um animal pode ajudar a acalmar os sintomas de depressão, estresse e ansiedade

Ao ser perguntada se tem se sentindo um ser humano melhor após a adoção da sua cadela, Ana Luíza afirma que tem a certeza disso. “Eu comecei a me achar uma pessoa melhor e mais capaz. Já que, um serzinho tão incrível e que não me deve absolutamente nada, gosta tanto assim de mim, comecei a me enxergar como merecedora de amor, inclusive o meu próprio”, declara. 

Sandra Luíza compartilha do mesmo sentimento em relação ao seu cachorro. “Ele mudou a minha vida em todos os aspectos. Hoje olho para a causa animal com mais amor do que já olhei. Considero eles anjos que nos ensinam a verdadeira lealdade. Só um animal tem a capacidade de humanizar o ser humano. Tenho outros nove cães que resgato pela cidade. Se pudesse, resgataria ainda mais. Porém, consigo ajudar nas causas animais e algumas ONGs com contribuições”. 

Em uma pesquisa realizada pela Interação Humano-Animal com o foco em pessoas idosas, 51,5% dos participantes relataram ter animais de estimação. Os animais são importantes na vida do ser humano. Eles oferecem amor incondicional e ajudam nos momentos mais inusitados da vida. Mesmo sem falar, os animais transparecem os seus sentimentos através do olhar. Sorte de quem tem um pet em casa, pronto para receber e dar todo o amor e carinho que eles merecem.