Cresce mercado de podcasts no Brasil

Conteúdos estão disponíveis em várias plataformas de streaming como Spotify, YouTube ou Deezeer

Beatriz Campos

Postado em 06/05/2022

O podcast é um conteúdo em áudio disponível para download ou streaming que aborda um tema específico e pode ser escutado pelo usuário quando ele quiser. Este fenômeno tem se tornado cada vez mais popular, especialmente durante a pandemia de Covid-19, período em que houve um aumento de 57% de ouvintes de podcasts no país, de acordo com uma pesquisa feita pela Globo em parceria com o IBOPE em julho de 2021. Alguns dos podcasts mais ouvidos e comentados do Brasil são o Horóscopo Hoje, programa de astrologia que entrega previsões diárias baseadas nos signos do Zodíaco, PodPah, bate-papo ao vivo descontraído que recebe pessoas influentes, e Primocast, podcast sobre finanças, investimentos e empreendedorismo.

Brasil é um dos maiores países consumidores de podcasts

Os podcasts estão disponíveis em várias plataformas de streaming como Spotify, YouTube ou Deezeer e podem ser produzidos de diversas maneiras, encontrados não apenas na forma de áudio, como também em vídeo, que são os chamados videocasts, que mostram o que acontece na hora em que o áudio esta sendo transmitido. Os podcasts também contam com diferentes tipos, como o narrativo, que é inteiramente roteirizado e pode se tratar de algo fictício ou não, como por exemplo, uma história, ou um documentário. E existe também os tipos mais conhecidos, que são a entrevista e o bate-papo, no qual um grupo de pessoas se reúne para discutir um tema.

Em Brasília, o ArmárioCast surgiu de um grupo de amigos que achava que valia a pena compartilhar suas conversas aleatórias em um podcast, e hoje é um canal multimídia que mexe com cultura, educação, entre outros assuntos. “A gente já falou com políticos, professores…entendemos que estamos atingindo o público jovem e tentamos passar informação pra essa galera que está se inserindo no mundo”, explica um dos apresentadores do podcast, Douglas Younen.

Devido ao podcast ainda estar em crescimento, Pedro Victor, integrante do ArmárioCast, explica que todo o dinheiro da monetização é investido no projeto, para que consigam evoluir o mais rápido possível. As maiores inspirações para o ArmárioCast são o podcaster Bruno Perini, que fala sobre educação financeira e o canal Flow, podcast em formato de bate-papo.

integrantes do ArmárioCast

Ganhar dinheiro com um podcast não é inicialmente fácil, é necessário investir na produção e estar sempre ativo para crescer e se destacar, pois os meios de monetização principais são os anúncios e patrocínios. “O mercado publicitário está cada vez mais olhando para o podcast como um produto e acredito que isto vai continuar crescendo fortemente”, diz Marcio Peixoto, professor de jornalismo da Centro universitário IESB.

O podcast Enquadrando também começou com um grupo de amigos. Porém, o interesse deles era o cinema, então, criaram o canal com a ideia de analisar e debater produções cinematográficos de forma profunda, mas não cansativa para os ouvintes. Fabio Rangel, que faz parte do grupo, diz que o Enquadrando ainda não é realmente monetizado e que os integrantes esperam ser reconhecidos um dia, mas gostam bastante do que fazem. Uma das maiores inspirações de Fábio é o NerdCast, bate-papo descontraído abordando conteúdos de entretenimento como jogos, filmes e histórias em quadrinhos.